Close Menu

Busque por Palavra Chave

Comandante Moisés negocia com MDB; Falta de pulso compromete o Estado; Bolsonaro ignora PSL de SC; Paulinho Bornhausen fica forte

Por: Marcos Schettini
10/10/2018 09:35 - Atualizado em 10/10/2018 11:27
Tamanho da fonte: A A

A grandeza do PSB nas eleições

Paulinho Bornhausen dirigiu uma eleição partidária cheia de contratempos, mas manteve-se firme. Foi nele, claramente, o piloto vencedor ao lado das bancadas federal e estadual que elegeu. Um partido que mostrou grandeza. Não teve onda nenhuma, ao contrário, e bateu de frente. Carregando a palavra Socialista, atacada nestes tempos de extrema-direita, foi alto, firme e perseverante. Até mesmo para compor com Gelson Merisio, sofreu muita pressão. O filho de JKB amadureceu, mostrou caráter e rumo. Ao eleger o jovem Rodrigo Coelho para federal e Laércio Schuster, Nazareno Martins e Bruno Souza, vai ser grande protagonista pra 2020.


Respeito

Jair Bolsonaro não vai interferir no processo eleitoral em SC porque respeitou a decisão de Gelso Merisio no 1º turno que foi dado a seu favor. A iniciativa mostra que Carlos Moisés está fora de qualquer leitura de competência administrativa.

Acerto

Embora Carlos Moisés busque se apresentar ingenuamente, dando ares de humildade e que não quer o apoio de ninguém, mostra bem seu nariz empinado. Mas às escondidas, está fazendo conchavo com o MDB para vencer.

Real

O bombeiro Moisés vai ter que beijar a mão do MDB para vencer o pleito. O mesmo partido que ele derrotou no 1º turno. Embora a reunião dos ulyssistas foi de liberar o partido, já estão apoiando o PSL no anti-Merisio. Não aceitaram a derrota.

Acordo

O MDB não vai estender a mão para Carlos Moisés de graça. Perdeu no 1º turno e sabe que o comandante, incompetente para administrar, vai orientar sua gestão. Não que apenas um apoio, mas garantir o comando do Estado.

Impurezas

O PSL não tem como governar SC porque não tem gente suficiente. Vai ter que beijar a mão do MDB que ajudou a derrotar. Vai afirmar que não, mas só, não ganha. E vai ter que fazer grandes acordos dentro da Alesc. Começou a se sujar.

Ninguém

O MDB está certíssimo em apoiar Carlos Moisés porque é o caminho para garantir o controle da Mesa da Alesc que o PSL, sem experiência nenhuma, vai ter que fazer nos acordos. Negocia o governo e abre mão na Assembleia.

Incompetente

Carlos Moisés é uma pessoa do bem, cheia de boas intenções, mas vai ter que vender a alma para o MDB porque não tem pulso para governar. Sem saber o que está fazendo no 2º turno, o bombeiro tem méritos e terror.

Titanic

SC não é uma canoa onde se coloca qualquer pessoa para remar. Mas um transatlântico respeitado no mundo. Entregar o comando a um inexperiente e desajeitado, que não tem braço para segurar o timão, é um grande desrespeito.

Brincadeira

Vão afirmar que o comandante Moisés vai aprender a governar com o tempo, que vai escutar a sociedade, que Bolsonaro elegendo-se vai dar tudo que ele pedir em favor de SC, mas é tudo uma farsa. O bombeiro não sabe a direção do vento.

Certo

Além disso, vai acusar o Satélite de estar tomando lado eleitoral e outras tantas bobagens. No momento que as pessoas entenderem o perigo deste Titanic, vai iluminar a razão que fala melhor que a emoção. A onda, embora política, é destruidora.

Conceitos

Uma coisa é a onda de transformação que foi demonstrado no 1º turno, outra é seu efeito na economia do Estado. Passando a imagem de que não quer ajuda de ninguém, comandante Moisés vai ter que indicar sua família para governar.

Realidade

A brincadeira eleitoral, querendo afirmar que derrubou conceitos e muros, é aceitável. Mas brincar de ser governador é um risco. É verdade que tudo o que está sendo dito, precisa ser combinado com eleitor. Mas é preciso esclarecer.

Valor

A eleição é uma escolha do eleitor, mas responsabilidade é tudo. Não dá para jogar toda a economia do Estado na escuridão da brincadeira. O MDB tem que se respeitar mais. Está brincando com o Estado e fazendo Carlos Moisés de criança.

Negociata

Quando Carlos Moisés faz negociata às escondidas, já começa a se sujar na política. Esta historinha de que não precisa de ninguém é enganação. Se não fizer acordos, ele não vai a lugar nenhum. SC é um Estado de respeito e não um joguinho entre crianças.



Criciúma 2024
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro