Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fapesc completa 24 anos focada em ações e conquistas

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/01/2021 09:32

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) completa 24 anos no sábado, 9 de janeiro, focada em fazer de 2021 um ano repleto de ações e conquistas para o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). “Toda a equipe está trabalhando arduamente para qualificar os programas de CTI disponibilizados aos catarinenses, bem como para gerar novas oportunidades e desafios”, afirmou o presidente da fundação, Fábio Zabot Holthausen.

A Fapesc surgiu em 1997 como Fundação de Ciência e Tecnologia. Na época, manteve a sigla Funcitec, que remetia ao Fundo Rotativo de Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, de 1990.

O nome Fapesc surgiu pela primeira vez em 2005, quando houve a alteração das atribuições e a mudança na nomenclatura. Em 2011, foi incorporado o termo inovação, chegando à denominação usada até hoje: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), a Fapesc é o órgão do Estado de Santa Catarina responsável pela execução da política catarinense de CTI. “A Fapesc tem contribuído e atuado de forma proativa para a evolução da ciência, das empresas, das universidades, das instituições e dos cidadãos catarinenses”, avaliou o presidente. “Apoiamos, ao longo destes 24 anos, milhares de negócios, empreendedores, inovadores e pesquisadores. Ajudamos a criar empresas e inovações com centenas de casos de sucesso. Formamos mestres e doutores com inserção na academia, empresas e organizações estaduais, nacionais e internacionais”.

Segundo o presidente, a atuação da fundação tem permitido que o Estado de Santa Catarina e suas empresas sejam competitivos e inovadores, que tenham habitats preparados para receber inovadores e pesquisadores e que as universidades qualifiquem seus projetos, programas stricto sensu, laboratórios e estruturas de pesquisa e de empreendedorismo inovador. “A Fapesc está no dia a dia dos catarinenses levando conhecimento, inovações e oportunidades a partir de seus apoios e resultados de seus programas e editais”.

2021

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Amauri Bogo, o ano de 2021 será marcado por um intenso trabalho para consolidar o plano estratégico da atual administração e na obtenção dos primeiros resultados dos 19 editais lançados em 2019 e no financiamento e gerenciamento dos 34 editais lançados em 2020. Tudo isso mostra o valor da instituição e prepara para os 25 anos da Fapesc.

“Nessa gestão, focamos em ações e projetos que vão incentivar e impulsionar todo o ecossistema de CTI de Santa Catarina como também mostrar o potencial e relevância da comunidade catarinense e o papel social da Fapesc. Nos últimos anos, a fundação vem mudando e está focada em avançar para suprir as demandas geradas por um Estado a cada ano mais inovador. Essa é a imagem que queremos estruturar: de que estamos investindo no futuro do Estado”, destacou.

O ano terá a execução de programas importantes, como o Programa de Pesquisa Universal, o Programa de Pesquisa para SUS e o Centelha e o Tecnova, que apoia produtos e empresas inovadoras. Também terá resultados dos programas ligados ao enfrentamento da covid-19 e dos apoios ao Centros de Inovação, Núcleos de Inovação Tecnológica e Incubadoras de Empresas.

A Fapesc vai lançar ainda a Revista de Divulgação Científica e realizar a Conferência Estadual de CTI, entre outras novidades. “Estaremos mais próximos das regiões do estado e visitando os projetos para conhecer e divulgar os resultados e impactos para Santa Catarina”, prometeu o presidente.

FORTALECIMENTO

Embora seja uma fundação nova – a Fapesp, de São Paulo, e a Fapergs, do Rio Grande do Sul, por exemplo, têm mais de 50 anos –, a Fapesc já promoveu muitas conquistas para os catarinenses. E, para seguir sua missão, busca se aprimorar.

Segundo Holthausen, a gestão está procurando fortalecer a estrutura administrativa da fundação e melhorar os processos e estruturas físicas e tecnológicas para preparar a Fapesc para os próximos 25 anos. “Uma de nossas metas é dar perenidade aos processos e programas e ampliar os recursos públicos e privados para aplicação nos programas de fomento geridos pela fundação. Nos anos de 2021 e 2022 atuaremos com esse objetivo e nos comprometemos com a geração de oportunidades, articulações e fomentos para o Ecossistema Catarinense de CTI.”

AGRADECIMENTOS

O presidente faz um agradecimento especial a todos os colaboradores que atuam na Fapesc e a todos os gestores e trabalhadores que passaram pela fundação nestes 24 anos. “O esforço e dedicação das pessoas é que fazem a Fapesc ser o que é e que permite essa interação e amparo a todo o ecossistema de CTI”, afirmou. “É importante destacar também todo o apoio que o Governador Carlos Moisés e equipe de gestores e servidores do Estado têm dado para a Fapesc e, consequentemente, para o Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina.”


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Câmara Floripa
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro