Lê Notícias - Região - Fapesc completa 24 anos focada em ações e conquistas
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fapesc completa 24 anos focada em ações e conquistas

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/01/2021 09:32

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) completa 24 anos no sábado, 9 de janeiro, focada em fazer de 2021 um ano repleto de ações e conquistas para o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). “Toda a equipe está trabalhando arduamente para qualificar os programas de CTI disponibilizados aos catarinenses, bem como para gerar novas oportunidades e desafios”, afirmou o presidente da fundação, Fábio Zabot Holthausen.

A Fapesc surgiu em 1997 como Fundação de Ciência e Tecnologia. Na época, manteve a sigla Funcitec, que remetia ao Fundo Rotativo de Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, de 1990.

O nome Fapesc surgiu pela primeira vez em 2005, quando houve a alteração das atribuições e a mudança na nomenclatura. Em 2011, foi incorporado o termo inovação, chegando à denominação usada até hoje: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), a Fapesc é o órgão do Estado de Santa Catarina responsável pela execução da política catarinense de CTI. “A Fapesc tem contribuído e atuado de forma proativa para a evolução da ciência, das empresas, das universidades, das instituições e dos cidadãos catarinenses”, avaliou o presidente. “Apoiamos, ao longo destes 24 anos, milhares de negócios, empreendedores, inovadores e pesquisadores. Ajudamos a criar empresas e inovações com centenas de casos de sucesso. Formamos mestres e doutores com inserção na academia, empresas e organizações estaduais, nacionais e internacionais”.

Segundo o presidente, a atuação da fundação tem permitido que o Estado de Santa Catarina e suas empresas sejam competitivos e inovadores, que tenham habitats preparados para receber inovadores e pesquisadores e que as universidades qualifiquem seus projetos, programas stricto sensu, laboratórios e estruturas de pesquisa e de empreendedorismo inovador. “A Fapesc está no dia a dia dos catarinenses levando conhecimento, inovações e oportunidades a partir de seus apoios e resultados de seus programas e editais”.

2021

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Amauri Bogo, o ano de 2021 será marcado por um intenso trabalho para consolidar o plano estratégico da atual administração e na obtenção dos primeiros resultados dos 19 editais lançados em 2019 e no financiamento e gerenciamento dos 34 editais lançados em 2020. Tudo isso mostra o valor da instituição e prepara para os 25 anos da Fapesc.

“Nessa gestão, focamos em ações e projetos que vão incentivar e impulsionar todo o ecossistema de CTI de Santa Catarina como também mostrar o potencial e relevância da comunidade catarinense e o papel social da Fapesc. Nos últimos anos, a fundação vem mudando e está focada em avançar para suprir as demandas geradas por um Estado a cada ano mais inovador. Essa é a imagem que queremos estruturar: de que estamos investindo no futuro do Estado”, destacou.

O ano terá a execução de programas importantes, como o Programa de Pesquisa Universal, o Programa de Pesquisa para SUS e o Centelha e o Tecnova, que apoia produtos e empresas inovadoras. Também terá resultados dos programas ligados ao enfrentamento da covid-19 e dos apoios ao Centros de Inovação, Núcleos de Inovação Tecnológica e Incubadoras de Empresas.

A Fapesc vai lançar ainda a Revista de Divulgação Científica e realizar a Conferência Estadual de CTI, entre outras novidades. “Estaremos mais próximos das regiões do estado e visitando os projetos para conhecer e divulgar os resultados e impactos para Santa Catarina”, prometeu o presidente.

FORTALECIMENTO

Embora seja uma fundação nova – a Fapesp, de São Paulo, e a Fapergs, do Rio Grande do Sul, por exemplo, têm mais de 50 anos –, a Fapesc já promoveu muitas conquistas para os catarinenses. E, para seguir sua missão, busca se aprimorar.

Segundo Holthausen, a gestão está procurando fortalecer a estrutura administrativa da fundação e melhorar os processos e estruturas físicas e tecnológicas para preparar a Fapesc para os próximos 25 anos. “Uma de nossas metas é dar perenidade aos processos e programas e ampliar os recursos públicos e privados para aplicação nos programas de fomento geridos pela fundação. Nos anos de 2021 e 2022 atuaremos com esse objetivo e nos comprometemos com a geração de oportunidades, articulações e fomentos para o Ecossistema Catarinense de CTI.”

AGRADECIMENTOS

O presidente faz um agradecimento especial a todos os colaboradores que atuam na Fapesc e a todos os gestores e trabalhadores que passaram pela fundação nestes 24 anos. “O esforço e dedicação das pessoas é que fazem a Fapesc ser o que é e que permite essa interação e amparo a todo o ecossistema de CTI”, afirmou. “É importante destacar também todo o apoio que o Governador Carlos Moisés e equipe de gestores e servidores do Estado têm dado para a Fapesc e, consequentemente, para o Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina.”


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro