Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unimed e Unochapecó formam a primeira turma de enfermagem

MB Comunicação Formatura aconteceu na sexta-feira (04) e reuniu amigos e familiares dos formandos Formatura aconteceu na sexta-feira (04) e reuniu amigos e familiares dos formandos

Considerado referência no Oeste catarinense, o Hospital Unimed Chapecó está ainda mais preparado para o atendimento à saúde. No último fim de semana ocorreu a formatura da 1ª Turma do Curso Técnico em Enfermagem – Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, promovido gratuitamente pela Unimed Chapecó, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). São 30 novos profissionais que passam a atuar no mercado regional.

Participaram da solenidade, o presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti; o reitor da Unochapecó Claudio Jacoski; o presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste – Fundeste, Vicenzo Francesco Mastrogiacomo; a coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, Carise Schneider; o vereador Nelson Krombauer; a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Cheila Siega; e a coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Karen Andrigue.

Chapecó recebe diariamente centenas de pacientes de todo o grande oeste catarinense. Pessoas que buscam diagnóstico preciso e tratamento eficaz nas mais diversas especialidades da Medicina. Constantemente são disponibilizados novos serviços, técnicas mais avançadas e equipamentos mais modernos, que agilizam procedimentos e melhoram a qualidade de vida da população. Para atender essa demanda é preciso qualificar profissionais para atuarem de maneira humanizada com qualidade técnica e esse foi o objetivo de oferecer o curso, uma parceria entre a Unimed Chapecó e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

“Agora tenho um outro olhar para a Enfermagem, pois sei que é muito mais do que cuidar do paciente, é se envolver nas histórias e fazer tudo com muito amor. Só assim dará certo”, disse a Juliane Flores, umas das formadas. Ela já atuava na Unimed Chapecó, no setor de limpeza e viu no curso uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “O tempo de curso foi intenso, mas cheio de aprendizado. Agradeço aos meus colegas, a coordenação do curso e do hospital, e também aos colegas de trabalho, pela confiança e ajuda necessária para concluir o curso”, comentou.

“Hoje sou uma nova Ayla. Depois do curso eu tenho uma nova forma de pensar e agir. Sou realizada em poder cuidar e ajudar as pessoas”, destacou a formada Ayla de Oliveira. Inspirada em familiares que trabalham na área de enfermagem, ela foi fazer o curso e hoje é grata por todo caminho percorrido. “Já trabalhei como estagiária na UTI da Unimed. Agora volto como colaboradora da cooperativa médica. Estou muito feliz”, disse ela.

EXCELÊNCIA

O presidente da Unimed Chapecó, Dr. José Pegoraro Foresti, relembrou a história da Unimed Chapecó e disse que hoje a cooperativa médica possui acreditação internacional e serviços de excelência. “Para agregar ainda mais precisamos de profissionais preparados e que acreditam no atendimento integral das pessoas, nas mais diferentes fases da vida”, comentou.

O dirigente reforçou que a cooperativa médica investe constantemente em estrutura, tecnologia de ponta e recursos humanos para garantir atendimento de excelência em todas as áreas do complexo hospitalar. “Por isso, incentivamos a formação profissional com diversas ações e, uma das mais recentes, é resultado dessa parceria inédita que oportunizou formar a primeira turma do Curso Técnico em Enfermagem – Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. Ao considerarmos que recém saímos de uma pandemia, precisamos estar preparados para atendermos a demanda de mercado que é latente. É gratificante formar a primeira turma com parte dos profissionais já atuando na cooperativa. Eles conhecem os nossos valores e temos a certeza de que cumprirão com excelência a missão de prestar um atendimento humanizado”.

Foresti destacou, ainda, que a Unimed está crescendo e ampliando seus espaços, por isso, a cada dia, precisa de ainda mais pessoas para trabalhar e atuar. “Estamos ampliando nossa estrutura no centro da cidade, com ainda mais serviços e atendimentos. Além disso, outra estrutura será construída na região da Efapi e terá 600 leitos. Quando crescemos, precisamos de mais equipe para atender nossos pacientes e por isso, oportunizar o desenvolvimento e o crescimento profissional faz parte da política institucional de gestão das pessoas da cooperativa médica”, comentou.

O reitor da Unochapecó Claudio Jacoski destacou que a Unimed foi a primeira cooperativa parceira e que acreditou na ideia do curso técnico e hoje essa parceria se estendeu para outras empresas e cooperativas. “A Unochapecó já formou mais de 40 mil pessoas que estão espalhadas pelo mundo todo. Hoje, oferecemos 50 cursos de graduação, seis programas de mestrado e três de doutorado. Para sermos completos, precisávamos um curso técnico e foi entre essa parceria com a Unimed Chapecó que hoje também podemos ofertar o curso técnico que já é uma realidade”, comentou.

Jacoski agradeceu a parceria com a cooperativa médica e afirmou que acredita na força de trabalho da universidade pelo seu histórico ao longo do tempo e por sua contribuição com o desenvolvimento da área da saúde na região. Ele explica ainda que a Unochapecó passa por uma nova fase e está disponibilizando as estruturas para formação das pessoas dentro dos espaços de trabalho, com uma metodologia diferenciada e focada nas demandas. “A demanda da Unimed, por exemplo, era a carência e a falta de profissionais para atender nos serviços com as especializações focadas no atendimento deles. Por isso, esses profissionais foram preparados dentro da política e da cultura da empresa e isso vai refletir no atendimento diário”, comentou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro