Close Menu

Busque por Palavra Chave

SUSTENTABILIDADE

Alunos de escola de Entre Rios desenvolvem projeto sobre lixo e resíduos

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/11/2022 11:34 - Atualizado em 17/11/2022 20:03
Lenoir Hammeric Estudantes aprendem como separar o lixo, sobre compostagem e a importância da destinação correta dos resíduos Estudantes aprendem como separar o lixo, sobre compostagem e a importância da destinação correta dos resíduos

Por Vitória Schettini

O cuidado com o meio ambiente e a preocupação com a sustentabilidade, sobretudo com as gerações futuras, reflete a necessidade da conscientização desde cedo nas crianças, assim como sobre a reciclagem, separação e destinação do lixo.

Pensando nisso, o professor Lenoir Hammeric, da EEB Pio XII de Entre Rios, no Oeste catarinense, desenvolve, com os alunos do primeiro ano do Novo Ensino Médio, o Projeto Lixo e Responsabilidade, objetivando despertar nos jovens a importância do cuidado com os resíduos.

O docente assegura que, anualmente, são produzidos pelo mundo cerca de 2 bilhões de toneladas de lixo. Além disso, esse lixo demora muito tempo para se decompor e prejudica os solos, os rios e os mares, contaminando os animais terrestres e marinhos.

De acordo com o professor, o projeto consiste na separação do lixo reciclável e orgânico e a produção de compostagem, já que é feita por muitas pessoas e gera cidadania, portanto evita que o lixo chegue aos lixões, aterro e outros tipos de depósitos.

“O lixo orgânico, produzido em nossas casas, é transformado em adubo para a horta ou para melhorar o quintal, em um processo simples de compostagem. Temos o intuito de que as pessoas reflitam sobre uma pequena ação, que pode resultar em uma grande mudança de comportamento, na relação do ser humano com a natureza”, ressalta ao Lê NOTÍCIAS.

Lenoir Hammeric enfatiza que há a necessidade de se agir no presente e levantar um debate acerca dos desafios em relação ao meio ambiente e ao Planeta Terra. “Como se pensava nos séculos passados, não é como agora. Hoje, há muito mais conscientização e isso acarreta em uma responsabilidade coletiva. Recriamos conceitos e revisamos nossas ações, para que as próximas gerações possam também desfrutar de um planeta saudável e preservado”, finaliza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro