Close Menu

Busque por Palavra Chave

José Caramori teve excelente aprovação após encerrar mandato

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/08/2017 10:19

Natural de Floriano Peixoto (RS), José Caramori assumiu a Prefeitura de Chapecó em 31 de março de 2010 após a renúncia do então prefeito João Rodrigues. Já em 2013, Caramori elegeu-se prefeito da cidade e governou até 2015. Hoje na presidência da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Caramori foi presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), entre 2015 e 2016.

Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração com ênfase de Gestão em Seguros, Caramori possui expressiva bagagem profissional. Na vida pública, entre as tantas funções, foi diretor-geral de Serviços Urbanos da Prefeitura de Chapecó em 1991; vereador eleito para a gestão 1993 a 1996; secretário do Desenvolvimento Econômico, de Chapecó, em 1994, quando se licenciou do Legislativo; presidente da Câmara de Vereadores de Chapecó, entre 1995 e 1996; prefeito interino de Chapecó em 1995 e 1996; e secretário–adjunto da Secretaria Estadual dos Negócios do Oeste, em 1999.

Na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Efapi de Chapecó, Caramori atuou em diferentes frentes de liderança nos cargos de diretor, conselheiro e presidente. Já como membro da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), o ex-prefeito também assumiu diversas pastas de trabalho. Entre elas, foi conselheiro da Cruz Vermelha de Chapecó, entre 1992 e 1995; e conselheiro da Associação Chapecoense de Futebol, em 1996.

Na Câmara Júnior de Chapecó, mais uma vez Caramori exerceu diferentes cargos. Na entidade, foi diretor, coordenador e presidente de diversas pastas e eventos. Além disto, na extensa trajetória, Caramori possui diversas experiências internacionais, a exemplo das participações no Fórum Regional de Intendentes Mercosul.

O LÊ NOTÍCIAS conversou com o ex-prefeito José Caramori, que explicou as dificuldades que um gestor têm e os inúmeros desafios vividos durante a sua gestão. “Eles se refletem nas necessidades da população, por isso o prefeito procura evidentemente atender as demandas que se apresentam. Existem algumas coisas que precisam ser implementadas pelo gestor público. E foi isso que procuramos fazer no período em que estive à frente da Prefeitura Municipal de Chapecó”, relatou.

Ele contou que primeiro concluiu as obras que estavam em andamento, iniciando algumas outras que, no momento, estão em execução. “Evidentemente, precisamos estruturar a cidade. Além de obras, estruturar o município no que diz respeito às obrigações constitucionais,” ressaltou.

De acordo com ele, o Plano de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos foi concluído e aprovado, já que era uma obrigação e uma necessidade do município. Também, o Plano de Mobilidade Urbana foi finalizado e aprovado inclusive na Câmara de Vereadores e que está em execução. “Deixamos o Plano Diretor pronto porque é o plano mais importante de todos, no que diz respeito à organização da cidade, do crescimento, da qualidade de vida, para os novos loteamentos, enfim, também o deixamos aprovado com todas as audiências públicas realizadas e com a aprovação final da Câmara Municipal de Vereadores”, pontuou Caramori.

Segundo Caramori, em sua gestão, o Contorno Viário Oeste, foi finalizado e o aeroporto também foi deixado em pleno funcionamento com uma pista nova e que hoje garante a grande quantidade de voos que estão acontecendo em Chapecó, atendendo todo Oeste catarinense, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul. Ainda, a nova pista foi adequada com iluminação e pátio novo, além do Plano Diretor do Aeroporto que já foi executado e aprovado pela Anac e CINDACTA.

“Também vale destacar que nós concluímos e entregamos à comunidade o Hospital da Criança, que era uma obra esperada há muito tempo e que foi concebida com erros gravíssimos nos anos 1990. Nós conseguimos finalizá-lo dentro das normas da Anvisa e está funcionando a todo vapor com a administração do Hospital Regional do Oeste. Ainda na Saúde, implementamos o atendimento 24 horas da Grande Efapi, construímos e colocamos em funcionamento a UPA da rua Sete de Setembro, que é o exemplo para todo o Estado e Brasil, construímos o segundo restaurante popular Bandejão na Efapi, o deixamos praticamente pronto, só não deu tempo de inaugurar. Enfim, como é uma cooperação entre governos, ele ainda depende de alguns ajustes. Fizemos também um grande programa de construção de academias ao ar livre. Além do mais, executamos o maior programa de mutirões de cirurgias eletivas, cirurgias de catarata, próteses dentárias e instalamos a Secretaria da Saúde e a Farmácia Central na ala Norte da Arena Condá”, contou o ex-prefeito.

Na infraestrutura, foi feita a revitalização com duplicação parcial da SC-480, que liga a cidade até o Goio-Ên e o acesso Plínio Arlindo De Nês, que leva até BR-282. “Inauguramos a maior creche de Santa Catarina, a Creche Pequeno Príncipe e mais oito novas creches naquele período, além de inúmeras salas de aula”, lembrou.

Dentre as obras, Caramori destacou o elevado da rótula da BRF, que está em execução, a finalização do programa de asfaltamento dos bairros na Operação Tapete Preto. Inclusive, o asfaltamento do Distrito Alto da Serra, passando por Guatambu foi feito com recursos do Governo do Estado e a parte com recursos próprios do município. “A segunda parte do Distrito Industrial Flávio Baldissera está sendo asfaltada, mas a primeira parte e o acesso fomos nós que asfaltamos. Fizemos a ampliação da Arena Condá, numa parceria com o Governo do Estado. Reformamos a ala Oeste, concluímos a ala Norte, construímos a ala Leste, trocamos o gramado, ampliamos a iluminação, os banheiros, e toda adequação para que pudéssemos participar do Campeonato Brasileiro”, enfatizou.

Na área cultural, ele enfatizou a adequação de Chapecó ao Sistema Nacional de Cultura vinculado ao Ministério da Cultura, além da criação da primeira Secretaria de Cultura exclusiva de Santa Catarina. A criação do primeiro Parque Farroupilha do Estado, um espaço totalmente voltado ao cultivo das tradições gaúchas em parceria com a Associação de Cultura Tradicionalista Gaúcha.

“Chapecó nasceu para ser expoente, nasceu para liderar. As características físicas, geográficas e principalmente as características do povo chapecoense que, mantém ativa e acesa, a saga dos pioneiros, aqueles que aqui primeiro chegaram e transformaram a paisagem dos pinheirais numa cidade metropolitana. Ela está presente no sentimento de cada um que aqui nasceu e veio para cá, ou que vivem nessa cidade. Se ficarmos fieis a esses preceitos originais, dos nossos colonizadores, os nossos desbravadores, Chapecó seguirá adiante como um líder, um polo econômico, social, esportivo, político do Estado de Santa Catarina”, enfatiza o ex-prefeito.

Chapecó está entre as cinco maiores cidades do Estado e, segundo Zé Caramori, daqui a 10 ou 15 anos, será a terceira cidade do Estado. “Acredito que no nosso potencial econômico, seja na área do agronegócio, pela força da agricultura, transformando a produção de proteína vegetal e animal, exportando ao mercado internacional. A própria Chapecoense, como grande embaixador mundo afora, por uma tragédia que nós não esperávamos que pudesse acontecer em qualquer lugar, muito menos aqui. Mas Chapecó tem essa vocação para liderar e nós temos obrigação de contribuirmos para esse processo, seja trabalhando, produzindo, estudando, ensinando e, na esfera política, mantendo o nível de representação de Chapecó e da região tanto no cenário político estadual, quanto no nacional. Chapecó nasceu para ser grande e continuará sendo grande”, finalizou José Caramori.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro