Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fisco se reúne para discutir desafios e oportunidades para a administração tributária de SC

Ricardo Trida/Secom Governador Jorginho Mello e secretário Cleverson Siewert participaram do 1º Fisco em Debate - Uma Jornada pela Eficiência Fiscal Governador Jorginho Mello e secretário Cleverson Siewert participaram do 1º Fisco em Debate - Uma Jornada pela Eficiência Fiscal

Os desafios e oportunidades da administração tributária catarinense estiveram em destaque no 1º Fisco em Debate – Uma Jornada pela Eficiência Fiscal, reunião de trabalho realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) com o apoio do Sindifisco/SC, na terça-feira (31), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

Voltada aos auditores fiscais e analistas da Diretoria de Administração Tributária (DIAT) da Fazenda, a agenda contou com a participação do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm. Na abertura, o governador recebeu do Sindifisco/SC uma placa em homenagem por sua liderança e parceria institucional. A lembrança foi entregue em mãos pelo presidente da entidade, o auditor fiscal José Antonio Farenzena, e pelo diretor Dilson Jiroo Takeyama (DIAT).

Em agradecimento, o governador Jorginho Mello enalteceu o papel das carreiras ligadas à administração tributária para a concretização das ações planejadas pelo Estado, seja por meio da arrecadação ou na relação permanente junto aos contribuintes. Entre outras ações de governo que passam pela atuação do Fisco, o governador lembrou do programa Estrada Boa e do Universidade Gratuita.

“Vocês têm a sensibilidade de fiscalizar, orientar e atuar para que o empreendedor continue produzindo. São responsáveis por nos ajudar a construir tudo o que estamos fazendo e ainda vamos fazer”, manifestou.

Na abertura das atividades , o presidente do Sindifisco/SC valorizou a importância da convergência de ideias, que são fundamentais no alinhamento de estratégias para alcançar resultados cada vez mais positivos. “Nesse processo, enalteço a contribuição dos auditores fiscais não apenas no desenvolvimento do Estado, mas no enfrentamento de crises, na atração de investimentos, na formulação de políticas públicas e na construção de saídas para os problemas que surgem no caminho”, pontuou Farenzena.

FUTURO ORIENTADO POR DADOS

Em sua participação no encontro, o secretário Cleverson Siewert compartilhou perspectivas do futuro orientado por dados, demonstrando a evolução da tomada de decisões estratégicas. Siewert trouxe exemplos da importância de se entender os números, transformar dados em informações e usá-los na tomada de decisões.

Ao recapitular avanços promovidos pela área tributária nas duas últimas décadas, lembrou da criação dos Grupos Especialistas Setoriais, conhecidos como GEs, e do Sistema de Administração Tributária (SAT), considerados duas das maiores mudanças institucionais no período. Rever e discutir ações do passado, apontou o secretário, permite o aprimoramento de conceitos e a transformação do futuro.

A exposição demonstrou como o Fisco catarinense integra, dialoga, promove soluções e “joga limpo” ao estimular a concorrência leal. Também destacou como a administração tributária se moderniza, desburocratiza, simplifica e vai ao encontro do contribuinte. Siewert lembrou, ainda, das entregas promovidas ao longo da gestão, dos avanços alcançados com o Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc), da importância das carreiras e do papel do Sindifisco/SC como um parceiro institucional.

“Nosso objetivo é, sob a liderança do governador Jorginho Mello, apoiar todos vocês em qualquer iniciativa que possa trazer eficiência, desburocratização, racionalidade ao nosso dia a dia. Somente estando juntos, em parceria com as demais carreiras e verdadeiramente irmanados é que vamos produzir os resultados cada vez mais adequados e esperados”, reforçou.

Entre outros destaques ao longo do dia, a programação teve palestra com o doutor em economia convidado Samuel Pessôa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV. Pessôa abordou a estrutura tributária como um elemento fundamental das instituições. A exposição fez um resgate histórico dos pontos altos e baixos da economia global nas últimas décadas, contemplando crises, experiências de crescimento e a posição do Brasil nos mais variados cenários.

“O ano que vem será duríssimo no Congresso Nacional. Vamos gastar o ano Legislativo inteiro, provavelmente, aprovando a Lei Complementar (da Reforma Tributária). Mas precisamos ter paciência. Em uma sociedade grande, complexa, heterogênea e diversa como a brasileira, as coisas andam devagar. O importante é que andem para frente”, analisou.

Também participaram do evento os secretários Moisés Diersmann (Administração), Edgard Usuy (Planejamento), o secretário adjunto Augusto Piazza (Fazenda) e o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari. Participaram, ainda, o gerente de Sistemas de Administração Tributária, Omar Roberto Afif Alemsan, além do gerente de Atração de Investimentos da SEF/SC, Rodrigo Prisco, da coordenadora-geral dos Grupos Especialistas Setoriais, Maria Aparecida Mendes de Oliveira, e do coordenador do Geplam, Huélinton Willy Pickler.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro