Close Menu

Busque por Palavra Chave

Conferência em SC tem abertura com as cinco advogadas que presidem OAB no País

Por: LÊ NOTÍCIAS
28/02/2024 19:58 - Atualizado em 28/02/2024 20:00
Ricardo Pereira Evento terá mais de 650 participantes e mais de 70 palestrantes abordando diversos temas sobre direitos das mulheres Evento terá mais de 650 participantes e mais de 70 palestrantes abordando diversos temas sobre direitos das mulheres

As cinco advogadas que são presidentes de OAB no Brasil estarão em Santa Catarina na noite desta quinta-feira (29), às 19h, no painel de abertura da VIII Conferência Estadual da Mulher Advogada Catarinense, realizada pela OAB/SC.

Além da presidente catarinense, Cláudia Prudêncio, iniciarão os debates a presidente das Seccionais de São Paulo, Patricia Vanzolini, do Mato Grosso, Gisela Cardoso, da Bahia, Daniela Borges, que estarão presencialmente, e do Paraná, Marilena Winter - que participará de forma on-line. O evento, na sede da OAB/SC, terá mais de 650 participantes e mais de 70 palestrantes, e está com inscrições esgotadas desde meados de fevereiro.

A conferência é o maior evento jurídico voltado à mulher advogada no Estado e terá, ainda, um dia todo de paineis na sexta-feira, dia 1° de março, com início às 9h. “Os temas são plurais, inclusivos e vanguardistas, e ressoam não apenas para a mulher advogada, mas para as mulheres da sociedade como um todo. Será um evento para fazer história, feito e pensado por mulheres e para mulheres, com importantes lideranças femininas, mostrando nossa união e como é grande nossa representatividade”, destaca Cláudia.

Dentre os temas em debate no evento, letramento racial, direito das mulheres com deficiência, o papel da OAB na garantia dos direitos LGBTQIA , longevidade, envelhecimento feminino e advocacia 60 , ética na advocacia, advocacia do futuro com inteligência artificial e novas tecnologias, participação da mulher na política pública, partidária e institucional, dentre outros.

A programação será desenvolvida de forma simultânea em três espaços na sede da OAB/SC: no auditório e no plenário da Seccional, e na Escola Superior de Advocacia (ESA). Tratará, ainda, de temas relacionados aos diferentes ramos do Direito, além de ensino jurídico, rede de proteção e saúde da mulher. O objetivo da conferência é propiciar o desenvolvimento da mulher advogada, promover a integração e a disseminação de conhecimento, e o seu desenvolvimento profissional, incentivando que mais mulheres ocupem lugares de liderança na sociedade.

AMPLIAÇÃO DE LIDERANÇAS E PARTICIPAÇÕES FEMININAS

A OAB/SC tem hoje a primeira advogada exercendo a sua presidência em 91 anos de história: Cláudia Prudêncio está no seu terceiro ano de mandato (2022/2024), depois de ter sido também presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (2019/2021), sendo eleita para ambos os cargos.

Nos últimos anos a participação feminina tem sido crescente na Ordem. Na atual diretoria da Seccional estão também Maria Teresinha Erbs, secretária-geral, e Caroline Rasmussen, tesoureira-adjunta. O Tribunal de Ética e Disciplina também tem sua primeira presidente em toda a história da Seccional, a advogada Luciane Mortari.

Em todo o Estado, são 19 advogadas presidindo Subseções da OAB/SC. A Seccional tem, ainda, 47 mulheres presidentes de Comissões e 20 mulheres como Conselheiras Estaduais. Nos quadros dos colaboradores da Seccional, Subseções e salas do Fórum, a maioria também é feminina.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro