Close Menu

Busque por Palavra Chave

Experience Day do Programa Novos Caminhos é lançado em SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/03/2024 11:02
Divulgação Atividades realizadas em Chapecó com apresentação do Sesc Atividades realizadas em Chapecó com apresentação do Sesc

O Experience Day do Programa Novos Caminhos, evento organizado pela área de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), foi lançado em Santa Catarina. A iniciativa ocorreu em três datas diferentes, na última semana, com a parceria do Ministério Público atendendo crianças e adolescentes em situação de acolhimento na região oeste. O objetivo é criar empatia com áreas do conhecimento e oferecer vivências dos cursos do Senai e outros integrantes da iniciativa. As atividades já ocorreram em Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xanxerê.

Costura, panificação, elaboração de currículo, robótica/maker, arduíno, oficina 3D, usinagem, elétrica, bancada 4.0 e apresentação de violão pelos alunos do Sesc estiveram entre as atividades oferecidas no Experience Day.

Estiveram presentes o promotor Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes e a juíza Adriana Inácio Mesquita de Azevedo Hartz Restum de São Lourenço do Oeste. A juíza salientou a satisfação e a infinita gratidão em receber o Programa Novos Caminhos na Comarca. “Essa assistência possibilita novas vivências e aprendizados às crianças e adolescentes de toda a comunidade regional. Esse evento representa uma oportunidade de aprendizado e principalmente uma verdadeira ponte que se constrói rumo a um futuro brilhante e iluminado para esses jovens e crianças.”

“O Programa Novos Caminhos proporciona aos jovens em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de conhecer outras perspectivas e construir um futuro melhor”, apontou a psicóloga do Cras do município de Galvão, Alana Rosa, que participou do momento. De acordo com ela, a visita ao Senai foi uma experiência enriquecedora para os jovens do Cras, que puderam ampliar seus horizontes e se motivarem a buscar qualificação profissional.

“O momento do Experience Day foi pensado com muito carinho para que as crianças e jovens vivenciassem, praticassem e assim conseguissem identificar qual é a área do seu interesse”, explicou a supervisora de educação profissional do Senai de São Miguel do Oeste, Jaqueline Borges. Destacou ainda que o momento foi enriquecedor. “Ter essas crianças e jovens realizando as atividades, ver o interesse em aprender a arte da costura e perceber que estão descobrindo as potencialidades de uma impressora 3D, é gratificante. Isso demonstra que esses pequenos estão aproveitando a oportunidade de conhecer melhor as profissões que poderão desempenhar no futuro”.

NOVOS CAMINHOS

O Programa Novos Caminhos, fundado em 2013, é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

O PNC surgiu com o escopo profissionalizar e inserir no mercado de trabalho adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. Hoje, possui quatro eixos de atuação: educação básica e profissional; vida saudável; empregabilidade; e parceria para oferta de outras ações.

Em 10 anos de existência do programa cerca de 1200 jovens foram encaminhados para o mercado de trabalho por meio de vagas de estágio, de aprendizagem e de emprego pelo regime da CLT. Isso foi possível em razão da cooperação de 700 empresas responsáveis pela abertura de oportunidades de trabalho, mais de 13 mil matrículas nos cursos, nas oficinas e nas atividades oferecidas a crianças e adolescentes por meio de parceiros institucionais do programa.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro