Close Menu

Busque por Palavra Chave

Polícia Civil de Xaxim se destaca por eficiência e competência na região Oeste

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/12/2017 10:22
Delegado da Polícia Civil da Comarca de Xaxim, Fernando Callfass, apresenta relatório das ações de 2017 (Foto: Axe Schettini/LÊ) Delegado da Polícia Civil da Comarca de Xaxim, Fernando Callfass, apresenta relatório das ações de 2017 (Foto: Axe Schettini/LÊ)

Por Axe Schettini

Focado e dedicado, com o mesmo vigor e intensidade quando comandou a Delegacia da Comarca de Ponte Serrada entre 2011 e 2013, o Delegado de Polícia Civil, Fernando Callfass, mostra competência mais uma vez ao relatar os números das ações realizadas da Comarca de Xaxim entre janeiro e novembro deste ano. São números estratosféricos quando comparados com as demais delegacias da região, sendo que, com uma equipe enxuta e extremamente qualificada, a Polícia Civil de Xaxim apresenta números impactantes que demonstram o trabalho e o empenho da equipe liderada por Callfass há três anos também nos municípios de Lajeado Grande, Marema e Entre Rios.

Com o apoio e união dos trabalhos entre o Ministério Público, Polícia Militar, Poder Judiciário e Instituto Geral de Perícias (IGP), os números são o resultado de muita dedicação e unidade entre os órgãos de segurança. “Não podemos deixar de mencionar a grande parceria com os magistrados Dra. Vanessa Hauphental e Dr. Rogério Demarchi, que são pessoas acessíveis e que estão sempre prontos a nos atender. Aos atuantes e participativos promotores Dr. Diego Barbiero e Dr. Simão Baran Júnior, e da mesma forma a Polícia Militar, através do capitão Vilte dos Santos e do sargento Mozena. É com a soma deste grupo, aliado aos nossos competentes policiais, além dos colaboradores da empresa terceirizada e estagiários, que nos fortalecem para que possamos entregar esses extraordinários números à comunidade da Comarca de Xaxim”, disse Fernando Callfass em entrevista concedida ao LÊ NOTÍCIAS.

Ainda segundo o delegado, a Prefeitura de Xaxim também é uma grande parceira dos trabalhos da Polícia Civil. “Agradeço ao prefeito Lírio Dagort e ao vice Adriano Bortolanza por nos concederem sempre a estrutura para trabalho, colocando à disposição a Secretaria da Assistência Social, cedendo psicólogos e assistentes sociais quando necessário em procedimentos mais específicos. São parceiros importantes que eu faço questão de nominá-los e citá-los porque são fundamentais no nosso trabalho”, disse Callfass.

NÚMEROS

A equipe formada por policiais civis, colaboradores e estagiários, diariamente presta um excelente serviço, desde a expedição de um documento, alvará, licença ou até registrando um boletim de ocorrência. Somente no Setor de Investigação, a PC de Xaxim instaurou 354 Inquéritos Policiais neste ano, sendo que 370 foram concluídos, que são também de investigações de anos anteriores (como mostra o quadro ao lado), além da instauração de 120 autos de prisão em flagrante e 176 termos circunstanciados. “Sem dúvida é um grande trabalho da Polícia Civil da Comarca de Xaxim, que é referência na região Oeste e em todo Estado de Santa Catarina. São números que precisam ser mantidos e, se possível, melhorados. Por exemplo, a resolubilidade dos homicídios foi de mais de 90%, sendo que em apenas um caso falta a identificação do autor, mas que vamos concluir ainda este ano”, explicou o delegado.

Ainda de acordo com Callfass, o Setor de Investigação da Polícia Civil de Xaxim é muito minucioso quando está atuando e por isso grande parte dos procedimentos é concluída com êxito, ou seja, se comprova a materialidade e autoria, remetendo-os ao Poder Judiciário para o devido processamento criminal.

MUDANÇAS E METAS

Completando o terceiro ano à frente dos trabalhos na PC de Xaxim, Callfass realizou algumas inovações, com diferentes métodos de trabalho, fazendo com que os processos ganhassem agilidade. Um dos exemplos é o novo formato de apresentação de relatório das ações realizadas, sendo que a partir de 2018 a Polícia Civil de Xaxim irá apresentar mensalmente os numerais que são resultados de uma equipe qualificada e dedicada. “Divulgando esses números, a população também vai reconhecer os policiais civis, que trabalham com dedicação e amor à profissão, chegando aos números tão expressivos em vários procedimentos”.

O Delegado Fernando Callfass concluiu afirmando que 2018 promete ser um grande ano para a segurança pública, pois em fevereiro ou março será inaugurado o Complexo Integrado de Segurança Pública que, para Callfass, vai coroar todo o trabalho que está sendo realizado atualmente. “Com a nova estrutura poderemos oferecer um serviço ainda com mais qualidade, pois hoje mais de 100 pessoas diariamente procuram a Delegacia de Xaxim. Estamos trabalhando em um prédio pequeno e com estruturas precárias, mas mesmo assim os excelentes números vieram e isso nos motiva ainda mais”, finalizou.


Outras Notícias
São José - Fevereiro - 2
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro