Close Menu

Busque por Palavra Chave

BEM-ESTAR ANIMAL

Galinhas poedeiras em gaiolas: Aurora não adota e não aceita

Por: LÊ NOTÍCIAS
22/12/2017 15:47
Cooperativa Central Aurora Alimentos é pioneira nas práticas de bem-estar animal (Foto: Divulgação/LÊ) Cooperativa Central Aurora Alimentos é pioneira nas práticas de bem-estar animal (Foto: Divulgação/LÊ)

A Cooperativa Central Aurora Alimentos – terceiro maior grupo brasileiro do setor de alimentos cárneos – manifestou-se, nesta semana, sobre uma importante questão relacionada à política de bem-estar animal.

A empresa reitera que não mantém sistema de produção de ovos oriundos de galinhas poedeiras. Por outro lado, recomenda que os fornecedores de massas e outros produtos somente utilizem, como matéria-prima, ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas.

Para dar efetividade a essa política, a Aurora procedeu a um levantamento de informações junto aos seus parceiros comerciais e constatou que a JBS S.A. é a única empresa fornecedora de produtos que utiliza ovos em sua produção.

A JBS, entretanto, assumiu compromisso anunciado publicamente em seu site e por meio de declaração formal, de acordo com o qual, até 2020, os produtos fornecidos para a Aurora Alimentos serão fabricados com ovos ou derivados provenientes de poedeiras criadas livres de gaiolas (sistema cage free).

O presidente Mário Lanznaster observa que essa postura é coerente com a missão de valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade, produzindo alimentos de excelência, e tornando-se referência como cooperativa fornecedora de alimentos. “Sabemos que nossosclientes esperam produtos de alto padrão de qualidade e, que nos últimos anos o bem-estar para animais de produção tornou-se um dos temas mais discutidos pela indústria mundial de proteína animal”, acrescenta.

Na esfera da avicultura industrial, é compromisso o bem-estar das aves. Por isso, a Aurora é incentivadora de vários projetos de pesquisa e geradora de melhores práticas, além de manter produtiva parceria com a respeitada empresa BEA Consultoria.

Ações de bem-estar animal e produção racional – tanto no campo quanto nas unidades industriais – podem ser evidenciadas na Empresa, onde profissionais habilitados desenvolvem ações e projetos nessa esfera. Desde 2008 a Cooperativa Central Aurora Alimentos adota e aplica políticas de bem-estar animal nas cadeias produtivas de aves e suínos, tendo sido a primeira empresa brasileira a aderir ao programa de abate humanitário recomendado pelo Ministério da Agricultura.

Para compreender a complexidade desse compromisso, é necessário dimensionar a estrutura de produção da Cooperativa Central Aurora Alimentos, que congrega hoje 13 Cooperativas filiadas, mais de 70 mil famílias rurais e milhares de parceiros comerciais de pequeno, médio e grande portes.

O dirigente enfatiza que a Aurora Alimentos segue com rigor o seu Programa de Bem-Estar Animal buscando proporcionar efeitos positivos na cadeia de produção, destacando-se as melhores práticas de trabalho, tanto no campo, quanto nas plantas industriais. “Do aperfeiçoamento do manejo e do trato com os animais emerge uma sinergia e uma facilitação dos trabalhos e dos resultados. Obtém-se, também, a minimização das perdas nos processos produtivos, assegurando à sociedade um produto de qualidade ética e sustentável”, expõe.

Os princípios seguidos pela Aurora Alimentos foram atualizados através dos mais conceituados Fóruns mundiais que tratam do tema, respeitando-se os quatro princípios fundamentais para avaliação do bem-estar dos animais recomendado pelo Welfare Quality, internacionalmente reconhecido por sua expertise no assunto: boa alimentação (ausência de fome e sede prolongada); bom alojamento (conforto ao descansar, conforto térmico e facilidade para se movimentar); boa saúde (ausência de lesões, doenças e de dor provocada por manejo inadequado) e comportamento apropriado (expressão do comportamento natural, ausência de medo e estresse e boa relação entre humano e animal).


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro