Close Menu

Busque por Palavra Chave

MOROSIDADE NA CÂMARA

Vereadores de Marema travam projeto milionário da prefeitura

Projeto prevê a pavimentação asfáltica de ruas em seis quadras do município
Por: LÊ NOTÍCIAS
05/03/2018 11:40 - Atualizado em 05/03/2018 11:40

Por Axe Schettini

Ainda no final do ano passado, após articulação do prefeito Adilson Barella (MDB), a Prefeitura de Marema foi pré-selecionada para contratar uma operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de até R$ 2.698.095,00, através do programa “Avançar Cidades”, do Governo Federal, que é destinado especificamente para pavimentações de vias urbanas.

O projeto, que visa beneficiar ruas que não possuem infraestrutura em Marema, foi encaminhado ao presidente da Câmara de Vereadores de Marema, Nélio Baú (PR), no dia 15 de dezembro de 2017, mas ainda não foi analisado pelos vereadores. Em virtude disso, o LÊ NOTÍCIAS foi comunicado por um morador, que explicou o caso, e levou a reportagem até o município, que fica a 23 km de Xaxim. A aprovação do projeto pelos vereadores é o primeiro passo para viabilizar os recursos junto ao Governo Federal.

INVESTIMENTOS

Na semana passada, a reportagem visitou as ruas que serão beneficiadas, caso o projeto seja aprovado, e conversou com alguns moradores locais. Na rua Oreste Alfredo Maier, a moradora Tania Sinski, de 20 anos, relatou que a via necessita urgentemente de investimentos. “Eu moro há muitos anos aqui e sempre enfrentamos muitas dificuldades nos dias de chuva e sol. Quando chove, é muito barro, e preciso levar dois calçados para ir à faculdade, um para ir até o asfalto, depois eu troco devido ao barro. Nos dias de sol, a poeira prevalece, não é fácil”, contou ao . Ainda na mesma rua, a reportagem conversou com a moradora Janete Milan, de 43 anos, que explicou as dificuldades do local. “Seria muito importante esse investimento nesta rua, é um sonho acabar com o barro na frente das nossas casas”, completou.

Em uma das principais vias da cidade, a rua Ipiranga, apenas alguns metros da via ainda não possui infraestrutura. Um dos afetados é o morador João Primon, de 46 anos, que mora com sua mãe, Luisa Miranda Primon, de 78 anos. “Fomos injustiçados há muitos anos atrás e hoje continuamos com barro e poeira em frente à nossa casa. Para nós aqui, esse investimento mudaria nossa realidade. Esperamos, ansiosos, que esse projeto seja aprovado”, disse Primon à reportagem do .

Outra rua que pode ser beneficiada é a José Gaspari, em frente à Cooperalfa. No local, entrevistamos o vereador Pedro Boin (PP), que se manifestou sobre a importância do projeto. “Sabemos que o projeto é importante, mas ele deve ser discutido, pois o financiamento será pago em 20 anos. Mas as pessoas merecem esse investimento, e eu não sou contra, mas vamos debater e buscar o melhor para o povo de Marema”, disse o vereador.

MOBILIDADE URBANA

O programa “Avançar Cidades” promove o financiamento com objetivo de melhorar a qualidade de vida e a circulação de pessoas nos municípios. Os recursos são captados vias empréstimo pelo programa “Pró-Transporte”, com contrapartida de pelo menos 5% no valor do investimento e taxa de juro de 6% ao ano. Alguns dos itens que podem compor as propostas enviadas são as calçadas acessíveis, pavimentação asfáltica e drenagem, além da iluminação, sinalização viária, paisagismo e arborização.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro