Close Menu

Busque por Palavra Chave

Governo do Rio Grande do Norte emite Nota Oficial após policiais de Chapecó serem baleados

Por: LÊ NOTÍCIAS
27/03/2018 10:44 - Atualizado em 27/03/2018 10:51
Sargento Marcos Paulo foi baleado, mas não corre risco de morte; sua esposa, soldado Caroline, morreu no hospital, em Natal (Foto: Divulgação/LÊ) Sargento Marcos Paulo foi baleado, mas não corre risco de morte; sua esposa, soldado Caroline, morreu no hospital, em Natal (Foto: Divulgação/LÊ)

De acordo com as investigações preliminares da Polícia Civil, o casal estava em uma pizzaria na noite desta segunda-feira (26), quando, por volta das 21h, o estabelecimento foi alvo de dois assaltantes. A suspeita é que os criminosos perceberam durante a abordagem que o sargento Marcos Paulo estava armado. A partir disso, uma luta corporal se iniciou no estabelecimento entre o policial e um dos criminosos.

Durante o conflito, o criminoso conseguiu jogar a arma do sargento no chão. Foi quando o outro homem conseguiu pegar a arma para realizar os disparos. Neste momento, a soldada Caroline Prescht teria tentado entrar em conflito com o assaltante para evitar disparos, e acabou sendo atingida a queima roupa. Logo depois, segundo testemunhas, outros dois tiros atingiram o policial. Não há registro de outros feridos durante a tentativa de assalto.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Santa Catarina para receber a assistência médica necessária. Segundo o relatado pelos médicos à Polícia Civil, Caroline chegou consciente ao local, mas não resistiu e foi a óbito. Marcos Paulo foi transferido para o Hospital Walfredo Gurgel para a realização de procedimento médico e não corre risco de morte.

A equipe de investigação vai ouvir os familiares das vítimas nesta terça-feira (27) para ter mais informações sobre a estadia do casal em Natal. As imagens dos celulares indicam que eles estavam de férias, mas não há mais informações.

Em nota, o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), lamenta a morte da combatente e garante que dará “prioridade total no apoio e na busca pelos criminosos”.

Leia a nota da Secretaria:

“É com grande consternação que a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) vem a público externar o pesar pela morte da soldado Caroline Plescht, que foi vitima de uma ação covarde de criminosos, nesta segunda-feira (26), na rua da Pescada, no Conjunto Parque das Dunas, Zona Norte de Natal. O esposo da soldado, sargento Marcos Paulo da Cruz, de 43 anos, também foi baleado, mas está internado e não corre risco de morte.

Ao tomar o conhecimento do caso a Sesed determinou prioridade total no apoio e na busca pelos criminosos. Equipes da Divisão de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) já iniciaram as investigações. A Sesed reforça que não irá permitir que casos como este continuem a acontecer e que o crime não ficará impune.

Enviamos nossas condolências aos familiares, aos membros da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC) e aos amigos pela perda da ente querida, e que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.”

FAMILIARES RUMO A NATAL

Logo que se soube dos fatos trágicos, todos os esforços foram empenhados pelo comando do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó, seu grupo de trabalho, comandantes imediatos e escalões superiores, para que fosse dado todo o apoio e assistência necessários à família, também o amparo, mesmo que à distância, para o sargento Marcos Paulo e os melhores encaminhamentos para o corpo da soldado Caroline.

Ao amanhecer desta terça-feira (27), um familiar da soldado Caroline e um familiar do aargento Marcos Paulo embarcam em Chapecó com destino a Natal (RN). Um sargento da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) e um oficial do Comando-Geral da PMSC, em Florianópolis, também irão ao Rio Grande do Norte para apoiar nos trâmites. A Associação Beneficente dos Militares Estaduais (Abepom) e a Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) também estão apoiando.

SOLDADO CAROLINE

Nascida em 21/02/1986, em Campo Grande (MS), a soldado Caroline Pletsch veio para Chapecó ainda criança, onde após alguns empregos no meio civil, escolheu a profissão de proteger as pessoas, o sacerdócio de ser policial militar. Ingressou na Polícia Militar em 07/10/2013, fez o Curso de Formação em Chapecó e desde então trabalhou na Capital do Oeste. Ela atuava na Radiopatrulha da 3ª Companhia do 2ºBPM/Fron, atendendo as mais diversas ocorrências.

Em sua ficha funcional constam pelo menos 13 elogios por bons serviços prestados, principalmente pela prisão de autores de tráfico, apreensão de armas, recuperação de veículos furtados e, também quatro elogios por ocorrências com dedicação além da média, que resultaram na prisão de assaltantes.

Em uma dessas situações ela, já tendo saído de serviço e estando com carro particular e sozinha, ficou sabendo de uma ocorrência de roubo contra uma senhora, na região por onde passaria para ir para casa. Seguindo seu sentimento de dever e devoção ao próximo, pessoa que ela nem sabia quem era, fez buscas e localizou os autores, dois indivíduos, os quais ela abordou e dominou até a chegada do reforço.

A Polícia Militar estampa a imagem de Carol como versátil, guerreira e não media esforços para sorrir e nem para bem servir. A mesma policial que sozinha dominou dois assaltantes, fez a alegria de crianças no "II Quartel Aberto", em outubro passado, onde ela estava com uma viatura recebendo as crianças, mostrando como era a farda, os equipamentos e pousando para fotos com elas.

Além dos elogios, veio também o reconhecimento ao ser escolhida como a policial militar destaque do mês de junho de 2017, em Chapecó.

SARGENTO MARCOS PAULO

O sargento Marcos Paulo, que ainda luta pela vida, também é um excelente policial militar, possui mais de 22 anos de Polícia Militar, cerca de 20 elogios por bons serviços prestados e quatro medalhas. Atuou por muitos anos no Canil do 2ºBPM/Fron, trabalhou também na Radiopatrulha e ultimamente está comandando o grupo de Operações Preventivas, que diuturnamente luta por uma sociedade mais segura.


LEIA TAMBÉM:

Casal de policiais de Chapecó é baleado e mulher morre em tentativa de assalto em Natal (RN)


Com informações da Tribuna do Norte e da Polícia Militar de Santa Catarina.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro