Close Menu

Busque por Palavra Chave

JORNALISTA TALENTOSO

J.Biavatti: um narrador apaixonado pela Chapecoense

Por: Janquieli Ceruti
30/11/2016 16:30 - Atualizado em 30/11/2016 16:34
J.Biavatti despediu-se rumo à grande realização de sua história (Foto: Divulgação/LÊ) J.Biavatti despediu-se rumo à grande realização de sua história (Foto: Divulgação/LÊ)

A autenticidade do narrador esportivo e repórter policial J.Biavatti fez com que seu nome fosse um dos mais lembrados do Estado nas áreas da segurança pública e crônica esportiva. A voz única, a espontaneidade e o interesse do jornalista por tudo o que acontecia nos campos e nas delegacias de Chapecó e região contribuíram para a consistente carreira de J. Demolidor Biavatti. O apelido, que nasceu no rádio ainda em 2003, era carregado com orgulho por ele, que é referência em audiência – seja nas rádios Vanguarda FM e Momento FM, na RIC TV Record ou no Portal Cidadão no Comando, na internet.

J.Biavatti recebeu o talento, mas não ficou esperando as oportunidades chegarem. Aos 46 anos, o gaúcho, que morava em Santa Catarina há 20 anos – 16 deles em Chapecó, trabalhava com grande afinco para, além de satisfazer-se nas áreas que tanto gosta, conquistar e manter o espaço. O vigor e a experiência de J.Biavatti, unidos à grande rede de contatos e incontestável conhecimento, fez com que novas oportunidades se abrissem em sua carreira. J.Biavatti é o narrador titular da Vanguarda FM, de Xaxim, juntamente com a Momento FM, de Xanxerê, na cobertura dos jogos da Chapecoense. A equipe, que também era formada pelo professor Tadeu Costa, que é repórter; pelo comentarista Osmar Carasek; e pelos plantonistas Fonseca Filho e Junior Ferrigolo, constituiu um dos grupos mais estimados da crônica esportiva do Estado.

TRAJETÓRIA INSPIRADORA

Jacir Biavatti, o J. Demolidor Biavatti, era natural de Dois Vizinhos/PR e começou atuar no rádio em 1990, quando saiu do Exército; já a narração do futebol começou em 1996. A primeira oportunidade da carreira nasceu nas transmissões do Campeonato Paranaense, na Rádio Voz do Sudoeste, de Coronel Vivida/PR. Depois de narrar os jogos do Coronel Vivida Esporte Clube, ele começou a narrar também os Grenais; e jogos da Seleção Brasileira – a exemplo do maior clássico do mundo: Brasil e Argentina.

Convidado pelo professor Tadeu Costa, integrou a equipe de esportes da Vang FM desde o início da temporada deste ano. Período que iniciou com o Campeonato Catarinense, seguido pelo Campeonato Brasileiro e paralelo com a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. Em todos os duelos J.Biavatti e sua equipe estiveram presentes e, é justamente pela paixão e tempo dispendidos ao Clube, que o narrador estava na aeronave, que caiu na madrugada desta terça-feira (29), na Colômbia.

Ele, que aparecia na televisão, falava no rádio e publicava no portal, transitava por diversas áreas do jornalismo. Em entrevista exclusiva ao LÊ NOTÍCIAS, em setembro deste ano, o pai da Lunara, de 21 anos, e da Inara, de 16, destacou a carreira no rádio, os bastidores da profissão e, claro, o amor pela Chapecoense. Quando indagado sobre a relação criada com o Clube, Biavatti destacou que “Os jogadores sabem que estamos ali e também nos cruzamos nas viagens. O maior contato é com a crônica esportiva e com a diretoria. Mas há valorização por parte dos atletas”. Se ele acreditava na boa fase da Chape? Não há dúvida. J. Biavatti foi direto. “Com certeza. Vejo que a Chapecoense tem condições de chegar e se manter entre os quatro da elite do futebol. Já imaginou o que estar entre os quatro melhores representaria para Chapecó e todo Oeste do Estado? Seria maravilhoso”.

Querido J.Biavatti,

Nosso caro amigo Jacir Biavatti, o grande comunicador e narrador esportivo Jotha Demolidor Biavatti. Hoje o dia amanheceu cinzento, nebuloso e chuvoso. Não poderia ser diferente, próximo das 3 horas da manhã, recebemos aqui no Brasil a triste notícia de que o avião que estavas teria caído, juntamente com todo o time da Chapecoense - um grande time por sinal.

Nosso grande parceiro, nosso grande amigo, fazia parte da família Vang FM. Estamos todos enlutados pela sua perda. Você era insubstituível, suas brincadeiras, seu carisma e sua animação ao narrar o futebol nas inúmeras jornadas esportivas da Vang.

Como não sentir falta da sua voz marcante; do fogo da narração? Sempre, antes de iniciarmos as jornadas esportivas, aquela tradicional música "Flores em vida", que você tanto gostava, era o nosso hino do esporte. Pode ter certeza, nosso campeão, que nós teremos muitas boas saudades de você e temos a certeza de que está bem confortado agora, em um lugar bom e tranquilo.

Nas tuas narrações, no final dela, tu sempre comentava, "Estaremos no próximo jogo se Deus quiser e se Deus assim nos permitir". Desta vez, ele quis você por perto dele, e que honra ter o amigo por perto.

Muito obrigado por tudo, em especial um abraço do seu amigo Rafael Cavazzotto, que lhe escreve este pequeno texto. Você era um grande amigo de meu pai e neste ano foi um grande amigo para mim. Meu muito obrigado pelos teus ensinamentos e risadas que demos juntos. Tu era excepcional. Bom descanso nosso ídolo.

Um grande abraço de toda família Vang, de sua família e de todos que te queriam bem na vida. Sua missão foi muito bem feita por sinal. Até logo grande Jacir Biavatti.



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro