Close Menu

Busque por Palavra Chave

DIA DO SURDO

Associação dos Amigos do Surdo de Xaxim desenvolve ações para inclusão de surdos

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/09/2018 18:32 - Atualizado em 26/09/2018 18:33
Marineiva Moro Oliveira Associação dos Amigos dos Surdos de Xaxim foi criada em 2015 e desde lá, desenvolve ações culturais de inclusão Associação dos Amigos dos Surdos de Xaxim foi criada em 2015 e desde lá, desenvolve ações culturais de inclusão

Por Vitória Schettini

O respeito e a inclusão dos deficientes auditivos são alguns dos objetivos da Associação Amigos do Surdo de Xaxim (AASXXM), criada em 2015 e que promove ações na cidade. Para a lembrar o Dia do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro, o LÊ NOTÍCIAS entrevistou uma dos membros da associação, Marineiva Moro Oliveira, que conta mais sobre as atividades que a entidade realiza.

Conforme Marineiva, a Associação Amigos do Surdo de Xaxim foi criada em 2015, quando ela teve a oportunidade de ministrar uma oficina de libras no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceaca). “Devido ao interesse das crianças em aprender libras, eu, juntamente com outros professores, organizávamos encontros para dialogarmos e sinalizarmos. Assim, surgiu a ideia da associação, que hoje é uma realidade”, relembra Marineiva.

Com encontros de uma vez por mês, na EBM Cecília Meireles, o grupo organiza uma confraternização entre surdos e ouvintes, além de oficinas de libras, jogos, entre outras atividades culturais. “São momentos muito bons, em que participam pessoas surdas e ouvintes de Xaxim, Chapecó, Xanxerê e Lajeado Grande. Hoje, somos aproximadamente em trinta membros, de diferentes idades”, ressalta Marineiva.

Ela comenta que atualmente, a associação busca a legalização da documentação da associação para a criação de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. A partir disso, vamos organizar um calendário com as atividades da associação, buscando a ampla participação da sociedade civil, composta por surdos e ouvintes. Todos podem acompanhar a Associação Amigos do Surdo de Xaxim (AASXXM) pela página do Facebook”, finaliza ela.

HISTÓRICO

A história do surdo é marcada por momentos de resistência, de sofrimento, de exclusão, mas também de lutas, que encontra novos caminhos, supera as limitações de comunicação, de aceitação e da efetiva inclusão e encontra nas mãos a possibilidade de ser possuidores de uma língua própria. A história dos surdos no Brasil inicia em 1857, quando o Frances, surdo, Huet, constrói o Instituto Nacional Educação de Surdos, primeira escola de educação para surdos, que atualmente, está em funcionamento no Estado do Rio de Janeiro. A partir dessa instituição, abriu-se caminhos para a comunicação. Porém, a história da Língua de Sinais, no Brasil nomeada como Língua Brasileira de Sinais (Libras), é recente, reconhecida em 2002 por meio da lei 10.436 de 24 de abril de 2002.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro