Close Menu

Busque por Palavra Chave

Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim alerta para número de faltantes nas consultas

Por: LÊ NOTÍCIAS
15/10/2018 15:43
Prefeitura de Xaxim Prefeito Lírio, secretário Davi e vice Adriano demonstram sintonia na condução da Saúde Municipal Prefeito Lírio, secretário Davi e vice Adriano demonstram sintonia na condução da Saúde Municipal

De janeiro a outubro deste ano, o Governo de Xaxim investiu R$ 618.962,25 na área da Saúde através do Consórcio CIS-AMOSC. No comparativo, durante todo o ano passado foi possível repassar R$ 553.185,99 para essa pasta. O montante, que foi utilizado para garantir que os xaxinenses tenham acesso gratuito a consultas, exames, remédios e cirurgias, evidencia a prioridade do Governo Municipal em cuidar das pessoas e principalmente, da saúde dos munícipes.

Até aqui, aproximadamente 800 cirurgias foram realizadas sem custos aos pacientes do município e a Farmácia Municipal segue abastecida com ampla lista de medicamentos à disposição dos xaxinenses, que passam por consulta na rede particular ou pública de saúde nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), Plantão 24h ou mesmo no Hospital Frei Bruno.

De acordo com o secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado, os profissionais das ESFs atuam em conjunto para que todos àqueles que chegam às unidades de saúde possam ser atendidos com qualidade e em curto espaço de tempo. Além disso, o total de médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, técnicos, entre outros profissionais, está preparado para atender à demanda municipal. Mas, o que preocupa o Secretário é o alto número de pacientes faltantes nas consultas médicas.

Conforme Davi, a cada falta de um munícipe outro paciente perde a oportunidade de ser atendido. Para se ter uma ideia do alto índice de faltas, em julho deste ano foram 118 ausências em consultas com clínico geral; 58 na pediatria; 49 na ginecologia; e 41 na enfermagem. Ainda em julho, foram registradas 175 faltas em consultas odontológicas nas ESFs. Em agosto, foram 151 ausências em consultas com clínico geral; 69 na pediatria; 44 na ginecologia; 35 na enfermagem; 194 na odontologia; 38 na fonoaudiologia; além de outros faltantes nas demais especialidades.

“É necessário que cada xaxinense tenha a consciência de que quando falta à uma consulta agendada está tirando a vaga de outra pessoa. Por isso, é fundamental que as mesmas sejam canceladas com antecedência, quando inevitavelmente o paciente não possa comparecer e que cada um tenha prudência e responsabilidade no ato do agendamento. Graças à boa gestão do prefeito Lírio, vice Adriano e ao bom trabalho da equipe da Secretaria, não faltam consultas, medicamentos e estamos vencendo as filas de espera por cirurgias, mas os munícipes também precisam fazer a parte deles para que nossa saúde pública municipal fique ainda melhor e acessível a todos”, finalizou.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro