Por Marcos Schettini
A ida do promotor Diego Barbiero para Chapecó, deixando a Comarca de Xaxim, onde responde por quatro municípios, levou uma série de prefeitos e lideranças empresariais a se despedirem de sua atuação que ganhou respeito, admiração e transparência.
Na última sexta-feira (15), depois de terminar o expediente normal daquele dia que seria seu último à frente da Promotoria de Justiça de Xaxim, Barbiero recebeu várias homenagens de funcionários, prefeitos, advogados, empresários que foram reconhecer sua atuação e seriedade no trato das pessoas, do que é público e sua responsabilidade em cobrar transparência para com a sociedade.
Além de ser homenageado pelos vereadores e a comunidade local, o prefeito de Lajeado Grande concedeu-lhe uma placa de agradecimento por acompanhar as atividades que teria realizado no município. “Para nós, Diego Barbiero é um promotor com a seriedade e o respeito que nós estamos precisando. Ele é austero, mas escuta nossos argumentos. Cobra transparência e seriedade no trato da coisa pública, mas não condena nossa inocência”, lembrou Noeli Dal Magro, prefeito de Lajeado Grande.
A primeira-dama Margarete Pertuzzatti, que trabalha no Fórum de Xaxim, entregou o reconhecimento em nome do prefeito e do vice Roberto Barela, pelo respeito que imprimiu nos assuntos do município. “Ele sempre orientou, conduziu paralelamente nossas atividades para que não caíssemos no erro que poderia, no futuro, nos condenar pela má interpretação da Lei. Seu trabalho nos dignificou e reconhecemos o valor do Ministério Público para a democracia, a transparência e o respeito com o dinheiro da sociedade. Nós somos guardiões do que é do povo porque fomos eleitos dentro da confiança deles. Ao lado do MP nós conseguimos ser monitorados e orientados a fazermos o que é correto sem prejudicar o Cofre Público e a nossa vida futura”, lembrou Noeli.
O promotor agradeceu a placa, disse-se feliz pelo trabalho realizado e que a promoção de sua ida para Chapecó, aumenta os serviços, mas a responsabilidade é a mesma. “Nós temos os mesmos critérios, as mesmas diretrizes e vamos seguir na orientação do que exige a lei, fazendo-a ser nossa orientadora para que sejamos agentes públicos transparentes, com a austeridade e exigências necessárias. Mantemos o diálogo e igualmente o respeito, mas acima de tudo e de todos, a Lei e vamos seguir, sempre, sua determinação”, finalizou Barbiero.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro