Close Menu

Busque por Palavra Chave

Com 134 grupos instituídos, catarinenses celebram o Dia do Escoteiro

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/04/2019 16:24
Divulgação/LÊ Grupos promovem ações diferenciadas para fortalecer os princípios do escotismo Grupos promovem ações diferenciadas para fortalecer os princípios do escotismo

Membros do movimento escoteiro de Santa Catarina realizam, durante essa semana, atividades alusivas ao Dia do Escoteiro, celebrado em 23 de abril. Em todas as regiões geográficas do estado, grupos promovem ações diferenciadas para fortalecer os princípios do escotismo e valorizar as comunidades que possuem unidades escoteiras. A data de 23 de abril foi escolhida pelo fundador do movimento escoteiro, o britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, numa homenagem a Jorge da Capadócia, que lutou contra o mal e, simbolicamente, é mostrado vencendo o dragão.

De acordo com o presidente dos Escoteiros de Santa Caarina, Narcizo Safério Giraldi, é exatamente a maneira, pela qual um escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior ou mais assustadora que pareça. “Como diria nosso fundador, ‘se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia bem’. É assim que desejamos lembrar o Dia do Escoteiro, com a inspiração do Baden-Powell e com o resultado do escotismo nas sociedades, que é o de construir um mundo melhor”, disse.

Em Santa Catarina, existem 134 instituições escoteiras, resultado do trabalho incessante para levar os benefícios do escotismo ao número maior de crianças e jovens. “Pretendemos chegar em 2023 com 23 mil membros, em Santa Catarina, número que representa mais pessoas envolvidas em ajudar ao próximo, ser melhor na família, na escola, com os amigos e, como consequência, ter comunidades mais humanizadas e harmônicas, alicerçadas no caráter e nos bons costumes”, reforçou Giraldi.

Ser escoteiro é estar sempre pronto para lutar por um mundo melhor a começar pelo local onde vive. É ser corajoso, determinado, prestativo, organizado, disciplinado, respeitar a natureza e o meio onde vive, possuir bom caráter e sem exemplo positivo para os demais. O escotismo foi fundado em 1907, por Baden-Powell, na Inglaterra. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Os princípios do escotismo são de dever com Deus, com o próximo e consigo mesmo.

O Método Escoteiro de autoeducação é um sistema de progressão, cuja intenção é estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e seus interesses. Ele faz isso colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar soluções, mas sempre respeitando individualmente, suas barreiras.

Acompanhe as ações que são realizadas na sua cidade. Necessitando de mais informações acesse www.escoteiros.org.br.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro