Close Menu

Busque por Palavra Chave

Estudantes de Medicina Veterinária da Unochapecó têm atividades práticas

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/04/2019 09:13 - Atualizado em 24/04/2019 09:14
Unochapecó Aula prática de Medicina Veterinária aconteceu na Fazenda Escola da Unochapecó Aula prática de Medicina Veterinária aconteceu na Fazenda Escola da Unochapecó

O desejo de todo estudante universitário é pôr a mão na massa em sua área de atuação. Com todo o aprendizado adquirido nas aulas teóricas, são nas atividades práticas que o conhecimento é aplicado. Na segunda-feira (22/04), os acadêmicos do 7º período do curso de Medicina Veterinária da Unochapecó tiveram a oportunidade de explorar tudo o que foi visto nos livros durante uma aula prática, desenvolvida na Escola Agropecuária Demétrio Baldissarelli, onde está localizada a Fazenda Escola da Uno.

A atividade foi ministrada pela professora Juscivete Fátima Favero, da disciplina de Ginecologia Obstetrícia em Medicina Veterinária. Os estudantes passaram pela manipulação de úteros de animais de grande porte para observação do desenvolvimento do feto e das estruturas do órgão. Em seguida, o ultrassom foi usado para auxiliar a visualização dos períodos gestacionais nos úteros e nas vacas vivas. "Eles já viram toda a parte teórica de como são as estruturas, quais as modificações em animais", salienta a professora.

O laboratório de práticas didáticas é o primeiro contato dos estudantes com os animais, ainda no 4º período. Segundo a veterinária e técnica Natascha Trevisani, essa atividade é importante porque é quando o acadêmico começa a se sentir veterinário. "Ao acompanhar o ambiente, todo o ciclo da cadeia produtiva, o aluno começa a pensar como profissional. Na escola fazenda, eles têm contato com suínos, aves, bovinos, equinos e caprinos e ficam ambientados com os animais, o que ajuda muito lá na frente".

O contato com animais saudáveis e doentes é introduzido para que os acadêmicos possam diagnosticar e começar a caminhada profissional, o que abre a possibilidade de escolha no grande leque de decisão das áreas de atuação. O que para a acadêmica, Analice Tomé, faz total sentido. Foram as aulas práticas, introduzidas desde o quarto período, que contribuíram para escolher a área que mais lhe interessa na profissão. "Não adianta o aluno ter só teoria, porque ele vai sair formado e dar de cara com o mercado, e a prática faz você encarar as escolhas, ainda na graduação".

Assim como Analice, o estudante Eduardo Cella tomou sua decisão a partir das aulas em campo. Ele compreende que a aula prática é a parte da graduação que mais faz o acadêmico evoluir. "É um complemento do que temos em sala de aula, ou seja, a teoria e a prática".

A Unochapecó proporciona ao estudante o convívio diário com a prática da profissão, em todos os laboratórios e também com atividades extracurriculares. Os interessados em conhecer mais sobre o curso de Medicina Veterinária, que está com inscrições abertas no Seletivo, podem encontrar todas as informações no site da Universidade.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro