Close Menu

Busque por Palavra Chave

Rafael Caleffi olha a Assembleia Legislativa em 2022

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/05/2019 00:16 - Atualizado em 13/05/2019 08:50
Divulgação/LÊ Prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi observa cenário eleitoral de 2022 Prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi observa cenário eleitoral de 2022

Por Marcos Schettini

Filho de Álvaro Caleffi, prefeito duas vezes de São Lourenço, o atual prefeito tem uma missão de levar o governo até dezembro do ano que vem, mas pelo trabalho que tem buscado, quer garantir que o sucessor possa, pela lógica de seu projeto político, vencer as eleições e dar continuidade ao governo que tem realizado.

Jovem, Rafael Caleffi olha para as eleições de 2022 como forma de garantir a representatividade que o município deseja. Casado com Valdir Cobalchini para desenhar o traçado para Brasília e Assembleia Legislativa, Rafael quer ser deputado estadual e está arquitetando, junto às forças regionais, entidades empresariais e de trabalhadores, o caminho para este alcance.

Sabe que a chegada de Celso Maldaner para a presidência do MDB daria grande projeção política para o deputado federal buscar a majoritária e, assim, abrindo vaga para Cobalchini buscar a Câmara dos Deputados. Se este desenho estiver em produção, é certo que Rafael Caleffi dispute para deputado estadual no lugar do deputado Valdir Cobalchini.

As peças terão que estar montadas para que Callefi possa visualizar este cenário. Primeiro é preciso Maldaner ganhar a presidência do MDB prevista para 1° de junho. O quadro hoje dentro do partido dá grande vantagem ao deputado federal, mas as reações estão a caminho. A entrada de Dário Berger pode dividir o partido. Neste caso, não disputaria. Carlos Chiodini, também deputado federal, seria o nome com apoio de Dário. Neste caso, o resultado seria imprevisível na Convenção. Tem que observar que o líder da bancada, Luiz Fernando Vampiro, que é da região Sul, joga na esteira de Eduardo Pinho Moreira e força que, dentro de uma disputa, o ex-governador passe a ser consenso.

Se isso ocorrer, o projeto de Celso Maldaner, para entrar na majoritária de 2022, fica mais distante. Como não tem mais Valdir Colatto como uma ameaça para o retorno à Câmara, teria mais espaço. Mas o objetivo mesmo é buscar espaço ao governo, vice ou Senado.
É este quadro que motiva Caleffi a entrar na disputa pela proporcional estadual. Se este sonho se torna próximo, garantir que o sucessor vença o pleito municipal do ano que vem é um início. Advogado, uma das melhores lideranças de prefeituras do porte de SLO, ficou muito forte quando a poderosa Parati Alimentos, indústria de massas, biscoitos e outros itens, foi vendida para a multinacional americana Kellogg’s por R$ 1,38 bilhão, cerca de US$ 430 milhões na época.
Caleffi teve participação direta neste passo econômico porque contou com iniciativas de seu governo para garantir parceria no sentido de viabilizar a expansão das atividades produtivas da unidade norte-americana no município. Incentivos que foram importantes para garantir esta marca, conhecida no mundo alimentício, com disposição de maquinário público para dar suporte de infraestrutura.

Rafael Caleffi está no caminho certo para buscar a Assembleia Legislativa. Tem muito o que construir nesta direção. Se na semana passada estava em Brasília para buscar mais recursos e fazer investimentos no município, com mandato de deputado estadual esta força se multiplica. Ele está correndo o Estado. É o principal a fazer.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro