Close Menu

Busque por Palavra Chave

“O que tem de melhor nos EUA e na Europa a gente traz para cá”, expõe Karine

Por: Felipe Giachini
14/02/2017 14:32 - Atualizado em 14/02/2017 14:35
Karine evidenciou ao repórter Felipe Giachini o desejo de continuar competindo Brasil afora e montar uma escola para groomers da região (Foto: Vitória Schettini/LÊ) Karine evidenciou ao repórter Felipe Giachini o desejo de continuar competindo Brasil afora e montar uma escola para groomers da região (Foto: Vitória Schettini/LÊ)

Formada em Administração e pós-graduada em Marketing, a xaxinense Karine Maroso, de 31 anos, é reconhecida nacionalmente pelo trabalho com cães e gatos, mais precisamente quanto aos cuidados com o pelo dos animais. Devido à influência da irmã Franciele, que é veterinária, Karine começou a trabalhar no pet shop da família. Ela não tinha ideia de se tornar tosadora, mas pela necessidade em ter uma profissional na empresa acabou ingressando no ramo e percebeu que levava jeito. Há nove anos em contato direto com os peludos, a paixão pelos animais que iniciou na infância tornou-se carreira profissional e pelo talento e comprometimento à tosa, Karine vem conquistando diversos títulos a nível nacional, em competições disputadas por pessoas de todo o País, avaliadas por profissionais renomados mundo afora. Atualmente ela é Groomer Regional de Santa Catarina e representa a Pet Society, marca líder em embelezamento animal.


LÊ NOTÍCIAS: Como nasceu essa paixão pelos cuidados estéticos e à saúde dos animais?

Karine Maroso: Quando comecei a trabalhar no pet pude aflorar meu lado sensível que herdei da minha mãe, que é artesã. Sempre trabalhamos muito com arte e quando comecei a tosar não tive muita dificuldade, pois já me sentia a vontade para fazer isso. É uma arte em pelo, pois moldamos o animal inteiro com uma tesoura. Quanto ao comportamento animal, estudei muito para saber como lidar com eles na hora da tosa, porque além da estética, a atividade tem de ser agradável aos animais. Não pode se tornar um trauma para eles toda vez que tem de ir ao pet. Tem de ser prazeroso tanto para o tosador quanto para o animal. Para isso, além de pesquisar em livros e revistas, fiz vários cursos pelo Brasil com profissionais de todo o mundo, como dos EUA, Rússia, China, Espanha e Itália.

LÊ: Você conquistou diversos prêmios a nível nacional de grooming. Como funciona a preparação para participar desses campeonatos e quais as maiores dificuldades?

Karine: O preparo é diário, tem de por a mão na massa para aprender detalhes, pois no campeonato somos julgados por detalhezinhos. Há ótimos groomers pelo Brasil e eles vão competir juntos, então quem ganha é por detalhes mínimos. Tenho três cachorros, com quem fico a vontade para treinar bastante. Referente às dificuldades, a maior delas é a distância, pois grande parte desses concursos é em São Paulo. Tenho de levar um animal, mas percorrer todo esse trajeto com ele é complicado. Nas vezes em que fui competir sempre aluguei cachorros ou emprestei de amigos, o que é sempre uma surpresa, afinal não sei como é o temperamento do animal e o primeiro contato com ele é no dia da competição, não sei quais reações esperar.

LÊ: Com tamanha representatividade, Xaxim pode ser comparado aos grandes centros nesta área?

Karine: Acredito que sim, somos referência no que oferecemos porque seguimos tendências que são do Brasil e do mundo. O que tem de melhor nos EUA e na Europa a gente traz para cá. Temos o diferencial que é encontrado em poucas cidades. No Oeste, por exemplo, é bem difícil as pessoas se preocuparem tanto com o lado profissional da área, pois é comum delas acharem que qualquer um pode tosar, mas tem toda uma técnica e todo um cuidado especial. Eu nem imaginava me tornar referência no mercado. Chegamos em eventos da área e as pessoas já reconhecem, é como se eu virasse uma celebridade. É muito bom, afinal isso inspira outros profissionais a se dedicarem ainda mais em suas atividades.

LÊ: Como é o respeito com o bem estar animal durante a competição e também no dia a dia? A tosa é benéfica para o animal?

Karine: Na competição, se o animal não estiver saudável e numa idade adequada ele não entra no ringue. Em todas as competições tem veterinários que avaliam cada um para que tudo ocorra de maneira correta e agradável aos animais. No dia a dia o cuidado é essencial, pois eles são a minha vida, se estão bem eu estou bem. Quanto aos cuidados com o pelo, depende da raça: se tiver pelos mais longos, como o poodle, shih-tzu ou yorkshire, a manutenção tem de ser mais frequente; se tiver pelagem mais curta, uma escovação também é eficaz para remover a lã do pelo, inclusive uma hidratação também é recomendada. Além de toda a estética, a parte interior é fundamental, como boa alimentação e uma vida saudável, com atividades físicas e carinho, o que para eles é essencial.

LÊ: O que você almeja para o futuro? Há novos concursos pela frente?

Karine: Gostaria de participar de vários concursos pelo Brasil representando Xaxim e Santa Catarina, mas sem patrocínio bom não consigo ir para muitos lugares. Além do mais, um dos meus maiores objetivos é competir nos Estados Unidos ou em países europeus. Mais do que competir e levar o nome de nosso município para o País, quero montar uma escola, pois vejo que nossa região cresce muito no ramo pet, mas não é tão qualificada. Nas consultorias que faço em alguns locais percebo que falta essa qualificação, pois mesmo que a pessoa faça cursos todo ano, há sempre um produto ou técnica nova. É muito importante esse aprimoramento, pois ele beneficia não só os profissionais, mas os animais também.


Confira as premiações de Karine:

2011 - Finalista do Groom Brasil/Categoria Novos Talentos
2013 - 2º lugar no Groom Brasil/Categoria Novos Talentos
2015 - 4º Top Groomer Show Curitiba/Categoria Fluffy Master
2015 - Finalista do Groom Brasil/Categoria Profissional
2015 - Finalista do Programa Groomer Referência Pet Society
2015 - Certificação Internacional PGI-EGA I
2016 - 1º lugar no Wahl Talent/ Etapa Sul
2016 - Groomer Regional Santa Catarina da Pet Society
2016 - 1º lugar no Master Groom Brasil


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro