Close Menu

Busque por Palavra Chave

Reitor da Unochapecó discute a PEC Paralela em Audiência no Senado Federal

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/10/2019 09:21 - Atualizado em 04/10/2019 09:23
Unochapecó O professor Claudio Jacoski foi convidado para a Audiência para falar sobre a importância das bolsas de estudo filantrópicas nas Instituições do Sistema Acafe O professor Claudio Jacoski foi convidado para a Audiência para falar sobre a importância das bolsas de estudo filantrópicas nas Instituições do Sistema Acafe

Na última terça-feira (1º), o presidente da Acafe e reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, participou de uma Audiência Pública no Senado Federal, para discutir o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 133 de 2019, a chamada "PEC Paralela da Reforma da Previdência". O principal ponto em questão foi o pedido de retirada da redação que permite a cobrança das contribuições previdenciárias para as entidades educacionais filantrópicas, como as Comunitárias. Caso aprovada como está, o projeto fará com que essas Instituições deixem de destinar bolsas de estudo filantrópicas.

A Audiência, proposta pelo senador Jorginho Melo, também contou com a participação do presidente da Abruc, João Otávio Bastos Junqueira, presidente do Comung, Carmen Lúcia de Lima Helfer, presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da ABIEE, Silvio Young, presidente do Fonif, Custódio Pereira, presidente da Anec, Ir. Paulo Fossati, relator da PEC paralela, senador Tasso Jereissati e o secretário especial da Previdência Social, Rogério Marinho.

De acordo com o professor Claudio, representando as Instituições Comunitárias e a Acafe foi possível expor a importância que a isenção previdenciária tem para essas universidades. "Se a PEC Paralela for aprovada como está, teremos o fim de mais de 22 mil bolsas de estudo que hoje permitem a estudantes carentes realizar seu curso superior. Nossas instituições tiveram um acréscimo de dificuldades no seu funcionamento, lembro do IRPF de nossos funcionários que hoje estamos recolhendo, o novo Fies que não aderiu às comunitárias, e agora mais esta situação da Previdência", relata.

O reitor da Unochapecó também destaca que as comunitárias têm apoio no Senado, e espera que a redação da PEC seja retirada, para que as Instituições da Acafe consigam continuar com a história de transformação através do ensino. "Temos a certeza, pois já se manifestaram neste sentido, que os senadores catarinenses estarão conosco na busca de mostrarmos a seriedade do problema que nossos estudantes terão, caso não tenhamos mais bolsas de filantropia", finaliza.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro