Close Menu

Busque por Palavra Chave

EMPREENDIMENTO

Vaccaro Construtora inaugura PCH Barra das Águas em Faxinal dos Guedes

Com investimento de R$ 70 milhões, obra envolveu 350 trabalhadores diretos e foi finalizada em 15 meses
Axe Schettini/LÊ Com potência de 8,5 MW, a Barra das Águas foi inaugurada na manhã do sábado (23), na Vila Nova, interior de Faxinal dos Guede Com potência de 8,5 MW, a Barra das Águas foi inaugurada na manhã do sábado (23), na Vila Nova, interior de Faxinal dos Guede

Por Axe Schettini

Com o planejamento em mãos, a equipe de engenharia colou um cronograma inicial num contêiner do então singelo canteiro de obra, há cerca de 15 meses, que criteriosamente foi respeitado pelos cerca de 350 profissionais que estiveram participando diretamente das obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Barra das Águas, na linha Vila Nova, no interior de Faxinal dos Guedes.

Injetando um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, a Vaccaro Construtora inaugurou no último sábado (23), com a presença de cerca de 150 pessoas, a PCH Barra das Águas, que vai gerar 8,5 MWh de energia e está conectada à rede da Celesc. O engenheiro civil, Fábio Rigatti, responsável pelas obras, falou ao Lê NOTÍCIAS e explicou que as PCHs se firmam como a base da geração ecológica. “Nós temos números que apontam positivamente uma série de obras que estão perto de serem licenciadas e construídas em Santa Catarina e no Brasil. Elas apresentam uma matriz energética mais equilibrada, pois as PCHs estão onde o rio é uma água contínua, dia e noite, possibilitando uma geração com valor diferenciado de energia, que é complementada pelas energias eólica e solar”, explica Rigatti.

Instalada no interior de Faxinal dos Guedes, a PCH Barra das Águas é a sexta obra deste tipo no leito do rio Irani, que é explorado devido seu potencial hidrelétrico. Antes de início das obras, muitos trâmites ocorreram durante a prospecção de projeto, observando regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até a conquista das licenças ambientais. “Esta obra surgiu do espírito empreendedor do pessoal do nosso Oeste Catarinense, que há muito tempo vislumbrou o potencial energético da nossa região. Foi idealizada com seus impactos ambientais minimizados, controlados e medidos. Então somos muitos orgulhosos por ter feito parte desta grande obra que se chama PCH Barra das Águas, que vai perpetuar para toda a sociedade brasileira”, disse o engenheiro Rigatti.

Os números demonstram a grandiosidade da construção, que possui um barramento de 28 metros de altura, sendo que foram utilizados 83 mil metros cúbicos de concreto. Para se ter uma noção disso, eram descarregados 5 bitrens de cimento por dia. “Trabalhamos 24 horas por dia, na terraplanagem, detonação, transporte de rochas e usinagem de concreto, para conseguir alcançar o prazo. Os fornecedores foram muito parceiros e pontuais na entrega de seus equipamentos”, lembra o responsável pelas obras.

Considerando os terceiros, as obras envolveram mais de mil trabalhadores. “É interessante lembrar que o borracheiro, o pessoal do posto, a equipe do hotel, os responsáveis pela comida, do transporte, a rodoviária, a gestão pública, por exemplo, também fizeram parte deste grande empreendimento, que é orgulho para a Vaccaro Construtora”, conta Rigatti.

Entusiasmado com a conclusão da obra, o empresário Márcio Vaccaro se emocionou ao lembrar da dedicação das equipes durante a construção. “Foram dias de muito trabalho, dedicação e empenho. Obrigado aos trabalhadores, às famílias, aos moradores, aos amigos e todos parceiros que foram essenciais para o desenvolvimento desta grande e importante obra”, disse o investidor.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro