Um desfile diferente, pensado para fazer o público refletir sobre o papel da moda além das tendências, estampas e modelagens. O Uno Fashion Day deste ano reverberou valores sociais, culturais e ambientais em uma coleção colaborativa, foi exibido na última quarta-feira (11), a partir das 20h, no Salão Nobre da Universidade.
A coleção "Reverberar", criada pelos acadêmicos do último período de Moda, mistura técnicas de customização, reutilização de resíduos têxteis e upcycling, um processo em que peças antigas são utilizadas para criar algo novo. Tudo, para discutir o que podemos mudar em nossa sociedade. "Esse é um desfile em que vamos rever as conexões humanas com os materiais, com a agricultura e com aquilo que consumimos. Por isso, para a produção, não compramos muitos materiais, a maioria foi doação de empresas para ressignificar aquele tecido", explica a estudante Millena Morgueroth.
Como uma das novidades desta edição é a produção colaborativa, Millena e outros 12 colegas foram divididos em quatro grupos. Cada um ficou responsável pela produção de uma coleção cápsula, composta por cinco looks. A ideia é que cada integrante criasse um look, mas todos ajudassem a construir a ideia, costurar e buscar os materiais para os demais. Além disso, cada cápsula representa uma fase temática.
A primeira, trata da relação que temos com a natureza. Com elementos naturais e cores terrosas, o grupo irá valorizar as pessoas que trabalham no campo. Já a segunda tem como foco a ressignificação de materiais e peças já existes. A terceira aborda os direitos humanos e a moda inclusiva, enquanto a quarta é sobre as conexões humanas e a preocupação das futuras gerações com o meio ambiente.
De acordo com a professora Rachel de Quadros, responsável pela elaboração do direcionamento criativo do desfile, as coleções foram planejadas, desenvolvidas e criadas nesse formato para reforçar a importância de mudar a forma de fazer a moda. "Pensando em um novo modelo que priorize o coletivo e colaborativo, nós buscamos novos espaços e narrativas que ecoam o desejo de valorizar aquilo que é genuíno e de coração. Acreditamos que fazer moda é abraçar ideias que anseiam por mudanças conscientes, humanizadas e carregadas de sentimento".
Neste ano, a entrada foi em troca de 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo em bom estado, que serão doados para uma instituição social.
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