Close Menu

Busque por Palavra Chave

ÍNDICE FIRJAN

Marema tem nível máximo de excelência em gestão fiscal

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/01/2020 09:14 - Atualizado em 21/01/2020 09:17
Prefeitura de Marema Marema apresenta excelentes notas em relação à Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos Marema apresenta excelentes notas em relação à Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos

Marema é o primeiro município da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) em gestão fiscal e está na 23ª posição no Estado de Santa Catarina. A informação consta no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Conforme o relatório, o município tem excelentes notas em relação à Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. No ranking nacional, Marema está na 115ª posição.

O índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), publicado em outubro de 2019, apresentou uma radiografia completa da situação das contas públicas de 5.337 municípios de todo o país. O ranking, construído com base em resultados fiscais oficiais juntos à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Os resultados demonstram a autonomia do município de Marema, a relação de receitas da atividade econômica do município e os custos; além do gasto com pessoal, comparado ao total de Receita Corrente Líquida; a liquidez, que verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para supri-los; e os investimentos feitos pela gestão.

ANÁLISE

A análise dos resultados é bastante simples - a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1, melhor a gestão fiscal do município. Desta forma, o relatório mostra que Marema possui o nível de excelência no IFGF, com nota de 0,84; tendo as seguintes notas: Autonomia: 0,80 (nível de excelência); Gastos com pessoal: 0,87 (excelência); Investimentos: 0,78 (boa gestão); e Liquidez: 0,90 (excelência).

Adilson Barella, Prefeito de Marema avaliou que o resultado demonstra o planejamento das ações e a organização do Executivo Municipal com os recursos públicos. “É como em uma casa. A famílias precisam pagar as contas em dia. Quando é preciso comprar alguma coisa, precisamos avaliar a necessidade, pesquisar preços, avaliar prazos e a possibilidade de economizar. Além disso, é preciso poupar dinheiro para futuras ações,” afirma.

Os dados podem ser conferidos no site da Firjan ou no link https://bit.ly/3auXJXe


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro