Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitura de Xaxim promove mutirão e viabiliza exames de mamografia

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/02/2020 09:56 - Atualizado em 14/02/2020 09:56
Prefeitura de Xaxim Após impasse entre o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê e o Governo do Estado, que não renovaram o convênio, o município custeará os exames que estão na fila de espera Após impasse entre o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê e o Governo do Estado, que não renovaram o convênio, o município custeará os exames que estão na fila de espera

Durante o mês de fevereiro, a Prefeitura de Xaxim, através da Secretaria de Saúde, vai promover mutirões para a realização de mamografias. O exame é simples, mas muito importante para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo.

Recentemente, Xaxim tinha um convênio através do Estado, com o Hospital São Paulo de Xanxerê para a realização de 50 mamografias por mês. O contrato entre o Hospital e o Governo Estadual não foi renovado, gerando o acúmulo de 400 pessoas que aguardavam pelo exame. A solução proposta pela Secretaria de Saúde foi de que o município custeasse os gastos.

A indicação foi recebida e prontamente aceita pelo prefeito Lírio Dagort, que afirmou, “é uma alegria muito grande promover esse tipo de gesto, que ajuda a melhorar a saúde das pessoas. Estamos atacando em todos os setores possíveis, com muito amor, muita dedicação e sempre que somos solicitados pela equipe de governo qualquer demanda vira prioridade”.

No primeiro momento, 93 mulheres receberão gratuitamente os exames que serão feitos em Chapecó e Xanxerê. Os custos serão bancados pelo município, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS-AMOSC). Na sequência, outras pessoas que aguardam serão contempladas, conforme destacou o secretário de Saúde Davi Provenzi Machado: “Nos próximos dias teremos novidades em outras especialidades também, buscando zerar as filas de espera, assim como fizemos desde 2017”.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro