Close Menu

Busque por Palavra Chave

Operações emergenciais reduzem efeitos da estiagem em Chapecó

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/04/2020 12:56
Low Flight Drones / Christian Hauser  Lajeado São José, principal manancial da cidade, sofre com a estiagem Lajeado São José, principal manancial da cidade, sofre com a estiagem

A Casan de Chapecó vem realizando inúmeras operações emergenciais para manter o abastecimento de água o mais permanente possível, apesar da estiagem que praticamente seca o Lajeado São José, principal manancial da cidade.

Nas últimas semanas, a Companhia implantou duas bombas flutuantes que aumentaram a capacidade de captação no São José, e instalou novos equipamentos na captação do Lajeado Rio Tigre que está auxiliando a aumentar a vazão necessária para o município.

Nesta semana, a Agência local fez intervenções nos dois mananciais que aumentaram em 25% a capacidade de vazão para a população. Mesmo assim, 13 bairros mais altos da cidade continuam com descontinuidade no abastecimento, se normalizando no período da noite.

A Companhia agradece à população chapecoense que tem colaborado significativamente com o uso consciente de água, inclusive ajudando em fiscalizações informais e conversas entre os moradores sobre importância de economizar e usar para atividades essenciais, como a higienização.

Vale destacar que a ação de empresa alimentícia do município, que tem buscado água no Rio Uruguai, conforme vídeo que circula em Redes Sociais, seria inviável para as necessidades de abastecimento de Chapecó. Para manter sua planta industrial em atividade, a empresa conta com 60 carretas usadas comumente para transporte de óleo vegetal, mas a Casan precisaria movimentar quase 200 caminhões semelhantes e em viagens de hora em hora por cerca de 30 quilômetros.

Além de não haver disponibilidade de tantos veículos de tamanho porte no mercado, a enorme logística afetaria o funcionamento de todas as unidades da Casan que, mesmo com isolamento social, precisam continuar sendo executadas na captação, no tratamento, nas análises laboratoriais e na distribuição de água à população.


Outras Notícias
Criciúma 2024
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro