Presidente da Assembleia, Julio Garcia, destaca produtividade legislativa em ano atípico

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/12/2020 09:52
alesc Júlio Garcia

Daniel Conzi/Agência AL Deputado Julio Garcia apresenta balanço sobre a produção legislativa de 2020 aos jornalistas

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina teve, em 2020, uma produtividade legislativa superior ao ano anterior. Durante entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (17), o presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD), ressaltou que o ano foi “extremamente positivo”, com a aprovação de mais de 900 matérias deliberadas, um aumento de 25% em comparação com 2019.

Tal produtividade foi possível graças à mobilização do Parlamento durante a pandemia, com a realização das sessões e reuniões ordinárias de forma remota, por meio de videoconferência. Mesmo com as restrições impostas pelas autoridades sanitárias, a Assembleia não deixou de analisar e votar os projetos de interesse da sociedade catarinense, lembrou Julio Garcia.

“As sessões híbridas tiveram um excelente resultado e resultaram também em economia de recursos para a Assembleia”, acrescentou.

Iniciativas
Entre os principais projetos aprovados, além daqueles que auxiliaram o estado no enfrentamento da pandemia, o presidente destacou iniciativas na área da saúde, direitos do consumidor, direitos da pessoa com deficiência, transparência no setor público, segurança pública, meio ambiente, direitos dos animais, entre outras (leia mais abaixo).

Além da produção legislativa, Julio Garcia destacou que a Assembleia realizou eventos e debates importantes, para diversos setores da sociedade. Antes da pandemia, no começo de março, foi promovida a maior audiência pública da história da Casa. A discussão sobre a tributação dos defensivos agrícolas mobilizou o Parlamento e reuniu 1,6 mil pessoas.

Mesmo com as restrições impostas pela Covid-19, o Parlamento realizou eventos públicos por meio de videoconferência. A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por exemplo, organizou por meio de lives diversos debates, que reuniram mais de 120 mil pessoas e representantes de mais de 200 empresas.

Confira os principais projetos aprovados pela Alesc em 2020: