Ex-prefeito de Nova Erechim é indiciado por destruir área de Mata Atlântica

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/03/2021 11:35
IGP Nova Erechim Polícia Ambiental polícia civil

Polícia Civil Polícia Civil divulgou imagem da área de mata nativa analisada pelo IGP

A Polícia Civil concluiu investigação sobre crime ambiental ocorrido no em Nova Erechim. Conforme as investigações, em julho de 2020, a proprietária de uma terra localizada ao lado do cemitério municipal procurou a Delegacia para comunicar que maquinário da Prefeitura teria invadido sua propriedade e derrubado mata nativa a mando do então prefeito Nédio Cassol.

Na ocasião, após autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi instaurado inquérito policial para apurar o que havia ocorrido.

Durante a investigação, a Polícia Militar Ambiental vistoriou a área, assim como o IGP realizou perícia no local, tendo ambos constatado que houve supressão de vegetação secundária, em estágio médio de regeneração, de Mata Atlântica, que é objeto de especial preservação, ou seja, não pode ser derrubada, nem há possível autorização para isso.

As diligências realizadas pela Polícia Civil ainda demonstraram que o desmatamento aconteceu em junho do ano passado e que quem fez a derrubada foi um maquinista da Prefeitura, a mando do então prefeito. Interrogado, o suspeito ficou em silêncio.

Ele foi indiciado por crime ambiental, cuja pena é de detenção, de 1 a 3 anos, ou multa (ou ambas as penas cumulativamente).