Startup SC desembarca na região oeste pelo 3º ano seguido

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/05/2021 11:01
chapecó empreendedorismo empresas Sebrae/SC Startup

MB Comunicação Início do Programa de Capacitação Startup SC em Chapecó

Dez empreendimentos inovadores da região oeste catarinense deram os primeiros passos, no último fim de semana, rumo à construção de uma nova trajetória de crescimento e escala, com o início do Programa de Capacitação Startup SC. A iniciativa integra o Projeto Startup SC, do Sebrae/SC, e oferece capacitação e acesso à rede de empreendedores desse ecossistema. O Startup SC é uma referência nacional e possui conexões internacionais, que já ajudaram o ecossistema de inovação catarinense.

No Estado foram selecionadas 50 startups. Integram a turma de Chapecó: Automax (Chapecó), Clínica nas Nuvens (Xanxerê), Clubes Associados Software(Xanxerê), Dr. Snoopy (Pinhalzinho), Iopoint (São Miguel do Oeste), Loy Legal(Chapecó), Memoriam (Chapecó), Nextransport (Chapecó), Prix Tech (Luzerna) e Razonet (Joaçaba).

Durante oito meses, as startups participarão de workshops e sessões de mentoria voltados à estruturação e o crescimento dos negócios. A curadoria dos palestrantes e mentores é feita por um rigoroso critério, garantindo que profissionais com startups de sucesso possam compartilhar seu conhecimento. O gestor de projetos do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, destacou como diferencial da turma o nível de maturidade dos empreendimentos, que possuem na sua grande maioria um modelo de negócio escalável e o MVP (produto mínimo viável) validado, com clientes ativos e MMR (receita mensal recorrente). Além de todo o conhecimento adquirido o programa oferece diversos benefícios e através da FAPESC a possibilidade de captar recursos. Importante destacar a troca de experiências entre os participantes, para fortalecer o networking e acelerar seus negócios.

Para o CEO da Clubes Associados Software (Xanxerê), Uelyson Colatto, o programa contribuirá para acelerar a empresa, que tem um sistema há quatro anos e está presente em mais de 20 Estados brasileiros. “Com todo esse know-how no processo de desenvolvimento essa iniciativa facilitará para escalonarmos o produto, que é um sistema para gestão de clubes e associações voltado a otimizar o tempo dos gestores, ajudar na tomada de decisões, além de ter uma gestão transparente uma vez que os sócios têm acessos aos dados”, explicou.

WORKSHOP OKR

O CEO da Coblue e instrutor, George Eich, abordou o modelo OKR baseado em objetivos e resultados chaves para gestão de equipes de alta performance. “Esse modelo é adotado pelo Vale do Silício, desde a década de 70, e explicamos aos representantes das startups da região como implementá-la desde a parte da cultura até a operação. Passando por estratégia, tática, construção, atualização, gestão e feedbackpara ter um time alinhado”, comentou.

Eich também participou do Programa Startup SC, em 2016, e no mesmo ano iniciou como mentor das novas turmas. “Eu fiz MBA em Marketing Estratégico, por uma grande instituição, mas não é possível comparar com o Programa Startup SC porque tudo o que você estuda no MBA é focado na prática, mas traz uma realidade que é distante de uma startup. Com o programa aprendemos com profissionais que já passaram pelo estágio em que estamos e o caminho é muito parecido, então, a troca de experiências é muito rica, o que possibilita aplicação imediata”, argumentou.

PRIMEIRO EVENTO

O início da 3ª turma em Chapecó do Programa de Capacitação Startup SC foi o primeiro evento realizado no Parque Científico e Tecnológico de Chapecó, que está em fase final de implantação (previsto até fim de junho deste ano). Na última semana começaram as instalações das empresas residentes e dos programas da Unochapecó, que darão apoio ao empreendedorismo inovador.

“O Programa de Capacitação Startup SC é alinhado à missão do espaço, que busca desenvolver novos negócios, produtos e serviços inovadores e fomentar o ecossistema de inovação e a cultura empreendedora. O Startup SC, além de ser um programa de capacitação, se tornou um movimento dentro do Estado que reforça o desenvolvimento de novos negócios e fortalece nosso ecossistema”, enalteceu o gestor de negócios do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó, Rodrigo Savenhago.

Para Savenhago, a região vive um momento único, com um ecossistema cada vez mais maduro e com inúmeras oportunidades de fornecer soluções para o mundo. “Temos talentos e perfil empreendedor, que com o programa evoluirão cada vez mais”, adiantou ao avaliar as perspectivas do setor.