Prefeitura de Chapecó lança Patrulha Escolar

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/05/2021 09:22 - Atualizado em 24/05/2021 09:24
chapecó região Segurança Pública

Prefeitura de Chapecó Patrulha terá equipe de 14 pessoas da Guarda Municipal e vigias

A Administração Municipal de Chapecó lançou, nesta sexta-feira (21), o veículo da “Patrulha Escolar”, ação voltada para reforçar a segurança nas escolas municipais. O ato foi em frente à Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, também conhecido como CAIC, no bairro São Pedro.

Uma van de 16 lugares foi plotada com a bandeira do município e a logomarca da Patrulha Escolar. O prefeito João Rodrigues contou que a medida foi tomada não somente devido ao ataque a uma creche em Saudades, ocorrida recentemente, mas para combater o tráfico de drogas. “A Patrulha Escolar vai fazer rondas em todas as escolas municipais, para verificar se não tem pessoas estranhas rondando as unidades, com o objetivo de evitar qualquer tipo de violência e também o tráfico. É uma ação para dar mais seguranças aos alunos e para a comunidade chapecoense”, relatou o prefeito.

De acordo com o diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Ari Leuze, a Guarda Municipal e vigilantes já vinham fazendo ronda nas escolas, mas agora esse trabalho será intensificado. “Agora teremos um veículo e uma equipe exclusiva da Patrulha Escolar, que vai passar em todos os colégios da rede municipal de ensino, para dar segurança e também podendo auxiliar no transporte de algum aluno. Além da Guarda Municipal os vigias também vão colaborar nessa ação, que contará com 14 pessoas fazendo rondas”, explicou Leuze.

Para a secretária de Educação, Astrit Tozzo, a união intersetorial é muito importante principalmente quando se trata da segurança nas escolas. “Temos a Certeza de que o programa/projeto patrulha escolar contribuirá muito na orientação bem como na prevenção de possíveis ameaças à segurança dos estudantes, professores e da comunidade escolar como um todo. O foco da Secretaria de Educação é voltado para os alunos tanto na aprendizagem quanto na segurança. Vale ressaltar que a união vai além dos setores públicos, é muito importante a presença das famílias na vida escolar dos filhos e o olhar atento de todos a possíveis suspeitas”, explanou Astrit.

O comandante da Guarda Municipal, Roger Lima, acrescentou que além da segurança a escolha da van, tem como um objetivo posterior levar turmas das escolas municipais para visitação dos parques e museus de Chapecó.