SOLIDARIEDADE

Alunos do Neusa Massolini beneficiam Lar do Idoso

Adolescentes viram no Projeto Virtudes uma oportunidade de incentivar a comunidade a ajudar

Por: Janquieli Ceruti
28/06/2017 10:53 - Atualizado em 28/06/2017 10:56
Lar do Idoso Neusa Massolini xanxerê Xaxim

Idosos foram agraciados com a visita e os presentes entregues pelos adolescentes (Fotos: Diandra Casaril)


Por Janquieli Ceruti

A consciência em prol do bem começa cedo quando estimulada nas crianças e nos adolescentes. Prova disso são os reflexos do Projeto Virtudes, que desde o início deste ano segue sendo trabalhado na Escola de Educação Básica Profª Neusa Massolini, em Xaxim. Aos 16 anos, a estudante Diandra Casaril, que cursa o 1º ano do Ensino Médio e participa do projeto desenvolvido na escola, reflete os aprendizados que recebeu na família e em sala de aula. A aluna da turma 103, que estuda no período matutino, motivou outros 22 colegas a desenvolverem o bem. Com a orientação de professores e a coordenação da estudante, a turma arrecadou roupas, alimentos, produtos de limpeza, fraldas e de higiene pessoal, que foram entregues na tarde desta terça-feira (27) ao Lar do Idoso, de Xanxerê.

Por meio do Projeto Virtudes, que objetiva desenvolver trabalhos pautados em valores humanos e voltados para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na família, escola e na sociedade, os estudantes desenvolvem ações concretas de solidariedade. Antes da doação feita ao Lar do Idoso, os estudantes também colaboraram com a campanha do agasalho e debateram lições assistidas em filmes especialmente direcionados aos valores humanos. E foi justamente numa destas rodas de conversa que, com o incentivo da professora de Educação Física, Danice Soccol, surgiu a vontade de transcender os espaços da instituição de ensino e agir também em sociedade. “Foi comentado sobre o Lar do Idoso, de Xanxerê, então assumimos o compromisso”, explica Diandra.

Para que a meta pudesse ser cumprida pela turma, Diandra conversou com a coordenação e direção da escola, assim como a do Lar do Idoso, que adoraram a ideia. “Sentei com a minha turma, a grande maioria sugeriu tópicos, e nós desenvolvemos o projeto. Todos ajudaram de alguma forma. Fomos ao comércio de Xaxim e conseguimos várias doações. Também, fizemos uma vaquinha com a turma e com os professores e arrecadamos dinheiro para comprar um presente para cada um dos 24 idosos atendidos pelo Lar. Assim, nesta terça-feira, conseguimos entregar os kits, as roupas arrecadadas na campanha do agasalho e também um hidratante corporal individual, que é o nosso presente a eles”, destaca a estudante.

TARDE DIFERENTE

O transporte da Prefeitura de Xaxim, cedido para levar os alunos até o Lar do Idoso, foi lotado de presentes. A tarde diferente contou com muita música, brincadeiras e doses extras de afeto. “Nós mudamos um pouco a rotina deles, e eles mudaram a nossa vida. Foi uma experiência muito gratificante, pois foi nítida a vontade de todos os colegas. Este trabalho não valeu nota, mas foi de grande importância. Esperamos incentivar outros jovens e adultos a agir pelo bem”, conclui Diandra.