Exposição Palhoça Antiga celebra aniversário do município

Por: LÊ NOTÍCIAS
17/04/2022 20:03 - Atualizado em 18/04/2022 08:57
aniversário artes cultura Palhoça região sc

Prefeitura de Palhoça Conjunto de obras de Franco Gentili serão exibidas no Shopping Via Catarina até 18 de abril

Durante o mês em que celebra o aniversário de emancipação política, a Prefeitura de Palhoça está promovendo diversas ações para enaltecer a importância de artistas da região e eventos que fomentem a interação entre os cidadãos.

Até o dia 18 de abril, a exposição “Palhoça Antiga”, do artista Franco Gentili, exibe pinturas feitas sobre pedra. No material de divulgação da exposição, Franco Gentili diz que “se um artista não é identificado pela sua obra… é um qualquer”.

Franco Gentili nasceu na Itália, na divisa entre a província de Verona e Trento, e vive no Brasil desde 1997. Hoje mora no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Além de artista plástico, Franco é escritor, com 14 livros editados, jornalista, doutor em Filosofia, Pedagogia e História Econômica. “As primeiras formas de arte que se têm registro são feitas em pedras, como ficaram conhecidas as pinturas rupestres, e a relação proposta nessa exposição é exemplo de que as formas artísticas são propostas que fazem pensar”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Palhoça, Junior Secco.

A forma desenvolvida por Franco para expressar sua arte consiste em usar pedra lixada como tela e pintar formas de expressões humanas com grafite na cor preta. Estes diferenciais fazem do artista um dos poucos no mundo a utilizar a pedra desta forma em contraste com o realismo dos desenhos. A exposição está aberta e tem a entrada gratuita no saguão do Shopping Via Catarina, onde ficará até o dia 18 de abril.