Sul, Alto Vale e Grande Florianópolis recebem espetáculos de dança e música em junho

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/06/2022 13:33 - Atualizado em 01/06/2022 13:34
cultura Dança Fpolis região sc

Cidades do Sul, Alto Vale e Grande Florianópolis receberão nas próximas semanas espetáculos gratuitos do Programa de Integração e Descentralização da Cultura, o IDC, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Aurora, Agronômica, Ituporanga, Imaruí, Laguna, Tubarão, Nova Veneza, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Florianópolis serão palco de espetáculos de dança e música entre os dias 03 e 14 de junho.

A ação integra o Programa SC Mais Cultura, lançado pelo Governo do Estado, que prevê investimentos no fomento ao setor, e vai até o fim do ano. Serão realizadas 360 apresentações gratuitas, com a participação de 36 grupos em todo o estado. A programação completa do IDC nas demais regiões do estado pode ser consultada no site da FCC: cultura.sc.gov.br.

PROGRAMAÇÃO

Nome do espetáculo: Sapateado & Sarandeios
Artista: Barbicacho Dança Show
Categoria: Dança
Resumo/sinopse: O Barbicacho Dança Show é um grupo de projeção folclórica que surgiu em março de 2004, na cidade de Lages (SC), com a proposta de desenvolver a dança do Sul numa visão contemporânea e atual. Na temática os usos e costumes: expressões, trajes, apetrechos e linguagem. Em palco a dança gaúcha e catarinense, danças do ciclo do tropeirismo, danças sul-americanas, movimentação de boleadeiras e bombos, além de coreografias criadas pelo grupo com base no tema original e tradicional. O trabalho envolve simultaneamente elementos da cultura regional e universal.
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre

:: O espetáculo circulará pelas seguintes cidades:

AURORA

AGRONÔMICA

ITUPORANGA

Nome do espetáculo: Abraço
Artistas: Trio Doces Profanos
Categoria: Música
Resumo/sinopse: Com uma batucada bem brasileira e muita psicodelia, o repertório autoral do grupo reflete os tempos difíceis vividos por conta do afastamento durante a pandemia. O show é o resultado de várias composições feitas pelo grupo, envolvendo temas relacionados ao abalo emocional provocado pela pandemia. “Estamos a mais de um ano imersos em estudos, pesquisa e prática para fazer o "Abraço" ser potente, tanto musicalmente quanto emocionalmente, e para que consigamos fazer o trabalho trazer alento e conforto emocional as pessoas que ficaram fragilizadas devido ao isolamento social”, conta Fábio Beckert, violonista e compositor do grupo.

O Doces Profanos possui cerca de cinco anos e sempre teve como foco a pesquisa da diversidade rítmica brasileira, misturando influências e criando uma sonoridade singular, que passeia entre ritmos populares, como o maracatu e o samba de côco, somado a psicodelia de sintetizadores eletrônicos, mas apresentada em forma de canções populares fáceis e agradáveis de cantar.

:: O espetáculo circulará pelas seguintes cidades:

FLORIANÓPOLIS

IMARUÍ

LAGUNA

TUBARÃO

NOVA VENEZA

CRICIÚMA

MARACAJÁ

ARARANGUÁ

BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA

BALNEÁRIO GAIVOTA