Criciúma inicia campanha de vacinação contra a gripe

Por: LÊ NOTÍCIAS
26/03/2024 10:17
Criciúma gripe região saúde sc sul de sc Vacinação

Divulgação/Prefeitura de Criciúma Mais de 90 mil pessoas devem receber a dose anual da vacina contra a influenza no município

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) iniciou em Criciúma. A dose do imunizante está disponível em 45 Salas de Vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), distribuiu para esta primeira fase 9.320 doses para Criciúma, sendo que as remessas serão semanais.

Em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para o mês de março. O imunizante, assim como em anos anteriores, é destinado apenas para a população que faz parte dos grupos prioritários. “É muito importante que os pais levem os filhos para receberem a vacina e que idosos e pessoas com comorbidades procurem as UBSs, já que esses grupos são mais suscetíveis a evoluir para casos mais graves, caso sejam infectados pelo vírus influenza. Por isso, é extremamente importante que a população tome a vacina para que todos estejam protegidos antes da chegada do inverno”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, 52 mil pessoas pertencem ao grupo prioritário e podem receber a dose da vacina no município. “A meta é atingir, pelo menos, 90% do público-alvo. Para isso, além das doses disponibilizadas nas unidades de saúde, faremos ações nas escolas e nas creches, além do ‘Dia D’, que está marcado para o dia 13 de abril”, destaca.

VACINA TRIVALENTE

A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente e protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus influenza B. “A vacina não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias”, finaliza Bucco.

GRUPOS PRIORITÁRIOS