Abril Azul e Vermelho é o mês de conscientização sobre a hipertensão arterial e diabetes

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/04/2024 06:18 - Atualizado em 08/04/2024 06:19
Criciúma diabeter hipertensão saúde sul de sc

Freepik Doenças são majoritariamente causadas por maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo, sendo essencial adotar medidas preventivas, como buscar orientação médica para tratamento e monitoramento adequados

“O Programa Saúde em Cores busca transformar um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade em mais do que uma simples atração: em um farol de conscientização para os moradores. Além de embelezar o Mirante Municipal, essa iniciativa serve como um lembrete contínuo da necessidade de priorizarmos nossa saúde e o bem-estar”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

No ano de 2023, em Criciúma, foram realizados aproximadamente 100 mil atendimentos (entre consultas e procedimentos) de pacientes com hipertensão e diabetes. Atualmente, no município, aproximadamente 11 mil pessoas estão cadastradas com diabetes e mais de 27 mil com hipertensão arterial. “As três bases fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) são: prevenção, promoção da saúde e tratamento. Ao utilizar as cores para destacar a importância da prevenção, estamos fortalecendo a mensagem de que cuidar da saúde é essencial para uma vida plena e feliz, e que o SUS está aqui para apoiar cada passo desse caminho”, reforça o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Segundo a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Mendes de Assis Réus, as pessoas devem evitar os fatores de riscos e mudar o estilo de vida para prevenir, de forma considerável, as chances de desenvolverem hipertensão e diabetes, visto que são doenças causadas, principalmente, por maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo.

“Para que eu transforme a minha informação em cuidado, ela tem que gerar algum interesse de transformação e eu tenho que considerar aquele problema um problema meu. Enquanto eu achar que é um problema do outro, eu não mudo nada”, explica Daiane. Nesse sentido, a gerente destaca que as informações com qualidade são fundamentais no momento da mudança. “Só assim, vamos reduzir os números e melhorar a qualidade de vida das pessoas que possuem essa condição”, ressalta.

CUIDADOS COM A SAÚDE