Aeroporto de Chapecó realiza simulado de bomba nesta quarta-feira

Testes são exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/11/2017 16:37 - Atualizado em 01/11/2017 16:38
aeroporto chapecó prefeitura de Chapecó

Polícia Civil, Militar e Federal participaram do simulado nesta quarta-feira (Foto: Prefeitura de Chapecó)

A Administração Municipal, por meio da Administração do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, realizou na manhã de hoje (1º) um exercício simulado de segurança. O procedimento é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a todos os aeródromos do país com objetivo de atestar o Plano de Segurança Aeroportuário (PSA) seguindo a Regulamentação Brasileira de Aviação Civil.

Os procedimentos acontecem em duas etapas, o primeiro realizado na manhã de hoje onde aconteceu um Exercício Simulado Ameaça de Bomba – ESAB e o segundo que acontece na madrugada desta quinta-feira (02) e será um Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave – ESAIA. As atividades contam com o apoio dos órgãos de segurança pública local, corpo voluntário de emergência, funcionários do aeródromo e empresas aéreas que atuam no Município.

De acordo com o Superintendente do Aeroporto de Chapecó, Eglon Buraseska, o simulado busca preparar as equipes em caso de ameaças reais. “O nosso objetivo é preparar os agentes para uma possível atuação e assim garantir a segurança de quem atua no local e também dos usuários. Dessa forma nós integramos as equipes do Aeroporto e da Segurança Pública e treinamos a forma de como agir em caso de uma ocorrência real”, explicou Eglon.

Todas as ações desenvolvidas durante o simulado, como tomada de decisão, agilidade e atuação das equipes que compõe a Central de Operações de Emergência (COE) foram documentadas e posteriormente serão enviadas para a ANAC por meio de um relatório para comprovar as atividades realizadas. O próximo exercício simulado será na madrugada de quinta-feira (02), a partir das 01h após o pouso da aeronave da Avianca e desembarque dos passageiros.