INDIGNAÇÃO

Xaxinenses paralisam comércio e manifestam apoio aos caminhoneiros

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/05/2018 16:23 - Atualizado em 26/06/2020 11:15
aciax atrax CDL Greve Xaxim

Vitória Schettini Centenas de xaxinenses manifestaram total apoio aos caminhoneiros de todo Brasil

Por Vitória Schettini

Após 72h de manifestação e paralisação dos caminhoneiros em todo o Brasil, a Associação dos Transportadores de Cargas de Xaxim (Atrax), a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim (Aciax) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Xaxim (CDL), organizaram um grande ato na tarde desta quinta-feira (24), na Praça Frei Bruno, concentrando comerciantes, lojistas e empresários xaxinenses.

O LÊ NOTÍCIAS esteve na manifestação e ouviu as autoridades, empresariado e representantes das entidades de Xaxim, que discursaram a favor da Greve Geral dos Caminhoneiros. Para Luciana Soccol, que é empresária, os caminhoneiros estão corretos em paralisar, pois, conforme ela, a população já está cansada de pagar tantos impostos, sobretudo nos combustíveis. “Eu acho que é muito importante, tanto por parte dos empresários, como dos colaboradores. Nós estamos felizes, de ver toda essa manifestação. Se o governo fizer sua parte, acredito que vá reduzir sim. Já houve outras tentativas de manifestação e mas essa está organizada, mais forte. Estou muito confiante de que o preço dos combustíveis vai diminuir sim, porque do jeito que está, está inviável”, salienta.

Para o representante do setor dos transportadores em Xaxim, Chico Cordenonsi, é uma greve organizada e que está surtindo efeitos. “O governo pensou que ia ser algo como as outras greves, mas essa foi forte. Não aguentamos mais o aumento dos combustíveis, o preço é muito alto, fora a insegurança que enfrentamos. A classe quer uma definição muito melhor, uma solução que dá mais estabilidade para o transporte rodoviário”, enfatiza ao LÊ NOTÍCIAS.

Emerson Borin, presidente da Aciax, manifestou sua indignação, em relação aos altos preços dos combustíveis. “O governo acha que simplesmente pode aumentar o preço do combustível e que o povo vai pagar a conta. Estamos cansados disso e em nome da Aciax, damos total apoio aos movimentos dos caminhoneiros. Eu acredito que isso surtirá efeito, que a Petrobras reduzirá sim o preço, senão os caminhoneiros não vão parar”, afirmou Borin, após o ato realizado pelas entidades.

O vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza, também declarou apoio à paralisação, alegando que ela é legítima. “Nossos caminhoneiros que estão em prol do Brasil e é muito importante que as entidades, que estão aqui reunidas, também demonstraram apoio. Estamos cansados de ter de pagar um litro de combustível tão caro. Esse movimento está muito bem organizado e isso mostra que o governo tem de tomar uma atitude”, falou Bortolanza.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Xaxim também apoiou os caminhoneiros. Representada pelo seu presidente, Rodrigo Savaris, o empresário afirma que o ato desta quinta-feira superou as expectativas da entidade. “Geralmente, quando há algum recesso, as pessoas vão para casa e hoje, aconteceu justamente o contrário. Os xaxinenses se fizeram presentes e entendem que é uma manifestação legítima e que temos que apoiar”, salienta. Em relação à importância da classe transportadora, Rodrigo destaca que “se o produtor planta e colhe, é o transportador que leva comida até a nossa mesa, eles precisam ganhar dinheiro e gerar riquezas. Nós esperamos que tenha um acordo, que o preço dos combustíveis abaixe e se estabilize, não tirando do dinheiro do bolso do povo e do transportador”, finaliza.