As tendências de vendas de produtos foram apresentadas durante a palestra A reinvenção das vendas: e-commerce e marketplace, nessa semana, pelo diretor da Elo Ideias, Gustavo Damschi e pelo sócio fundador da Hub2b Sérgio Venicius Vanin. O evento foi organizado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com as empresas, e teve como foco o aumento das vendas com integração da loja física a uma loja virtual.
Foram apresentados os desafios, como se preparar para vender online e as vantagens do e-commerce e marketplace. De acordo com Damschi, a tecnologia é acessível para empresas de todos os portes e segmentos. Chapecó possui empresas com soluções em nível nacional e internacional no setor, que podem auxiliar os interessados em ter lojas virtuais. É preciso estar atento a essas tendências para não correr o risco de ficar de fora do mercado, frisou.
Vanin enfatizou que as empresas que atuam virtualmente ganham em competitividade, deixando de serem locais para serem globais. O consumidor já está online e as empresas precisam acompanhar e se antecipar às tendências. Os marketplaces abrem oportunidades e possuem uma grande quantidade de visitantes todos os meses.
Pesquisar o mercado e planejamento são fundamentais para decisões assertivas nas vendas virtuais. Os produtos mais comprados em lojas online são de moda e acessórios, cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais e saúde, eletrodomésticos, livros, informática e telefonia, entre outros. O ticket médio dos consumidores é de R$ 294 e a faixa etária que mais consome é entre 25 e 44 anos. A região que mais consome produtos de maneira virtual é o Sudeste (62,8%), seguida pelo Sul (14,7%), Nordeste (12,6%), Centro Oeste (7,3%) e Norte (2,5%).
Segundo Vanin, as lojas virtuais devem ser encaradas como uma filial da empresa. É preciso investir e cada Estado precisa ser pensado dentro da estratégia de vendas. Por isso, possuir dados é essencial, para saber onde há mais cultura de consumo online e onde focalizar o esforço de vendas, realçou.
SAIBA MAIS
Marketplace é um shopping online com grande quantidade de visitantes, o que permite empresas parceiras anunciarem seus produtos. Entre as vantagens estão o aumento das vendas, a confiança e credibilidade por vender produtos dentro de marcas consolidadas, terceirização do marketing digital e dos meios de pagamento. O retorno sobre o investimento varia entre dois e cinco meses. Alguns exemplos são o Mercado Livre, Lojas Americanas, Submarino, Amazon e Wallmart.
E-commerce é uma loja virtual para venda direta. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Entre as vantagens estão aumento das vendas, comodidade para o consumidor, não há inadimplência, maior visibilidade e informações dos produtos e facilidade em ações promocionais. O retorno do investimento também varia entre dois a cinco meses. Temos exemplos de clientes em que o retorno foi de apenas 15 dias. Depende da estratégia de divulgação, orçamento de marketing digital e abrangência, finalizou Damschi.