Igreja de Passos Maia de 53 anos é desmanchada para dar lugar a nova obra

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/06/2018 10:43
Igreja Matriz Passos Maia

Estrutura de 405 metros quadrados será ocupada por nova igreja com mais de 600 metros quadrados (Foto: Prefeitura de Passos Maia)

Carpinteiros e voluntários trabalham desde o início da semana na desconstrução de uma obra que carrega mais de 50 anos de história. Erguida em 1965, a Paróquia São Jorge, no Centro de Passos Maia, está sendo desmanchada para dar lugar a uma nova igreja, totalmente de alvenaria. A previsão é que a estrutura de 53 anos seja completamente removida dentro de mais alguns dias.

Com praticamente o dobro da idade do município, a igreja nasceu muito antes da própria cidade. Com 405 metros quadrados de área construída, a estrutura atual inclusive já era a terceira obra desde a primeira sede, que passou por reconstruções ao longo dos anos. Na linha do tempo, a nova igreja será a quarta erguida no local. O projeto prevê mais de 600 metros de área construída.

Toda de madeira, a igreja atual estava bastante comprometida pelo tempo, inclusive com boa parte da estrutura já tomada por uma infestação de cupins, desgastando a madeira e colocando o imóvel em risco. Com várias partes da base também já apodrecidas, o assoalho havia perdido até parte da sustentação.

Segundo o coordenador do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep) da Paróquia São Jorge, Giuvani Augusto Peroza, a nova obra será mais alta e construída mais para trás de onde está a atual, com o espaço em frente à entrada ornamentado por dois grandes canteiros. O projeto também prevê uma torre para o sino, suspenso a 16 metros de altura, e uma cruz vazada no topo.

Giuvani diz que a previsão para a conclusão da primeira etapa é até o final de agosto. A fase compreende a construção de toda a estrutura e cobertura. O investimento inicial deve chegar a R$ 240 mil, com recursos próprios da paróquia. “Ainda não temos o orçamento total. A estimativa é de R$ 600 mil até a conclusão. É uma obra de longo prazo”, explica o coordenador da Caep.

Segundo ele, a previsão é que a nova igreja esteja realmente pronta dentro dos próximos dois anos. Por enquanto, as celebrações serão realizadas em uma sala anexa ao Centro Comunitário, ao lado da construção.