Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim inicia Projeto Mente Saudável

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/10/2018 10:13
Prefeitura de Xaxim Projeto Mente Saudável Xaxim

Prefeitura de Xaxim Ao todo, 34 pacientes iniciaram as atividades no Projeto Mente Saudável

Iniciaram nesta segunda-feira (16) as atividades do Projeto Mente Saudável do Governo de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é oferecer apoio psicológico aos pacientes que buscam a perda de peso e a melhoria da qualidade de vida. Assim, os participantes contarão com o apoio da psicóloga e especialista em Emagrecimento Consciente, Neusa Mazzola Varnier, que é também idealizadora do Projeto, em parceria com a Secretaria.

Os participantes do Projeto Mente Saudável também contarão com a colaboração da médica endocrinologista Bruna Carazzo, da nutricionista Alessandra de Conto e do preparador físico Pedro Mattos. Conforme secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado, “os encontros serão mensais com atividades físicas, palestras e atendimentos individualizados pelos profissionais envolvidos.

Ainda de acordo com o secretário Davi, “a prevalência da obesidade vem aumentando entre adultos, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, pelo menos, 1 bilhão de pessoas apresente excesso de peso, das quais 300 milhões são obesos. Nosso objetivo é ampliar o conhecimento e domínio sobre o pensamento e o comportamento, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde com relação a estilo de vida saudável”.

Conforme a psicóloga Neusa, “a psicologia pode ser uma essencial fonte de ajuda, já que se sabe da dificuldade real do momento de manutenção da dieta. Para que o peso seja mantido, é imprescindível que o indivíduo continue tendo constante controle da alimentação e exercendo hábitos de vida saudáveis”. A profissional ressalta ainda que “a obesidade não é considerada um transtorno alimentar e tampouco um distúrbio psiquiátrico, mas problemas emocionais podem surgir em decorrência da obesidade, bem como a obesidade pode surgir em decorrência de problemas emocionais, tais como ansiedade e depressão”.

Os encontros serão mensais e contarão com atividades físicas, palestras e atendimentos individualizados pelos profissionais envolvidos. Ao todo, 34 pacientes iniciaram as atividades e estão determinados a mudar de vida.