Rede Feminina apresenta relatório na Câmara de Vereadores de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/10/2019 17:33 - Atualizado em 09/10/2019 17:35
Câmara de Vereadores de Xaxim Rede Feminina Xaxim

Câmara de Vereadores de Xaxim Voluntárias da Rede Feminina participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Xaxim

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xaxim, Ana Cláudia Treméa, usou o espaço da tribuna na sessão de terça-feira (08), para falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade no município.

Ana Cláudia afirmou que, apesar de haver um trabalho muito forte relacionado a prevenção do câncer, os índices ainda são altos. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, foram registrados 2.190 casos em Santa Catarina e 59.700 casos no Brasil, sendo que até 30 de setembro deste ano, 457 mulheres vieram a óbito por conta da doença.

Ela explicou que o diagnóstico precoce da doença é muito importante, pois as chances de cura aumentam em mais de 95%. “Dados comprovam que que fatores como excesso de peso, falta de atividade física, ingerir bebida alcoólica em excesso, alimentação inadequada, estresse emocional e físico contribuem diretamente para o aparecimento da doença. Por isso orientamos a mudança dos hábitos para que se evite essa doença que acomete tantas mulheres”, disse.

Trabalhos da Rede Feminina

Até o dia 30 de setembro deste ano, a RFCC realizou 805 exames citológico de colo uterino, 150 de mamografias de ultrassom mamaria, 805 exames clínicos de mama e orientações, 90 consultas ginecológicas, entre outros serviços.

A Rede Feminina e a Prefeitura de Xaxim possuem um convênio com repasse financeiro mensal, dando estrutura para a entidade ter médico duas vezes na semana, enfermeira todas as tardes, secretária todas as tardes e limpeza duas vezes na semana.

Contudo, para auxiliar na manutenção, são comercializados artesanatos feitos pelas voluntárias da Rede e outras promoções, que auxiliam na doação de lenços, perucas com cabelos naturais, doação de prótese, encaminhamentos e doações de sessões fisioterapia, sessões de psicologia, terapias alternativas, além de outros encaminhamentos que são urgentes.

Repasse de recursos

No ato, o presidente da Casa, o vereador Inácio Bracht, informou que recentemente o deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos), destinou R$ 50 mil, através de emenda, à saúde da mulher do município. “Parabenizo o trabalho da entidade e de suas voluntárias que estão sempre prontas a atender e ajudar em uma causa tão nobre”, disse o vereador.