ARTE E MOVIMENTOS

Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó promove incentivo ao esporte

Por: LÊ NOTÍCIAS
29/10/2019 11:56
Esportes AGIRC chapecó região

AGIRC As atletas da AGIRC no novo Centro de Treinamento, que fica no bairro Efapi

Por Vitória Schettini

A Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó (AGIRC) estará promovendo o esporte através do Projeto “Apresenta! Ginástica Rítmica nas Escolas”, nos meses de novembro e dezembro. Tendo como alvo as crianças do ensino fundamental da Rede Pública, a iniciativa tem o objetivo de difundir a ginástica rítmica, uma modalidade ainda desconhecida por muitos.

Segundo a entidade, o projeto proporcionará, através do Programa Atleta do Futuro, da Secretaria Municipal de Esportes, a melhora da autoestima, do trabalho coletivo e das capacidades motoras dos praticantes do esporte. Além disso, as mostras de ginástica vão expor a rotina dos atletas, como ocorre o aquecimento para apresentações e também quais são os aparelhos usados na execução dos movimentos artísticos.

NOVO CT

No dia 23 de outubro, a AGIRC inaugurou o novo Centro de Treinamento, que dará mais conforto, qualidade e segurança das atletas. O local fica no Pavilhão III do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves e foi organizado numa parceria com a Prefeitura de Chapecó. A primeira utilização do CT aconteceu para o treino preparatório das equipes para a etapa estadual da Copa Primeiros Passos, em Florianópolis, que ocorreu no sábado (26), e também para os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

Agora, os treinos das equipes de alto rendimento pré-infantil, infantil, juvenil e adulto utilizarão o espaço. Os treinos das pré-equipes e das turmas de iniciação à ginástica rítmica serão mantidos no ginásio da Unoesc e do Centro Social (Saic), cuja parceria se estende por seis anos.

A ASSOCIAÇÃO

A AGIRC nasceu em 2006 e é uma instituição sem fins lucrativos, que objetiva divulgar a ginástica rítmica em Chapecó e região. Em 13 anos de atividades, já treinou e atendeu mais de duas mil crianças na modalidade. Atualmente, a associação é gerida por pais de atletas, que são voluntários e é composta por dois educadores físicos.

A entidade tem uma pré-equipe de ginástica rítmica, a qual os ginastas foram selecionados através do Projeto Atleta do Futuro ou foram indicados por professores de diferentes escolas. Além desta equipe, associação conta com uma categoria infantil e juvenil.

HISTÓRICO

O início da prática de ginástica rítmica começou desde o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), mas não tinha regras especificas, tampouco um nome definido. Com o passar do tempo, várias escolas inovavam os exercícios tradicionais da ginástica artística, misturando-os com música.

Em 1946, na Rússia, surgiu o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. Em 1961, alguns países do leste europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade e no ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a ginástica rítmica como um esporte.