Nova gestão da Unochapecó é empossada para os próximos quatro anos

Por: LÊ NOTÍCIAS
07/02/2020 10:32
chapecó região unochapecó

Unochapecó Equipe tomou posse no dia 04 de fevereiro, no Salão Nobre da Universidade

No ano em que a Unochapecó/Fundeste completa seu cinquentenário, a Universidade escreve mais uma importante página na sua história. Foram empossados na noite de terça-feira (04), no Salão Nobre da Instituição, o reitor, a vice-reitora e os pró-reitores para a gestão 2020-2024. Na oportunidade, foram nomeados, também, os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, além dos diretores administrativos.

EQUIPE

Tomaram posse durante a cerimônia o reitor, professor Claudio Alcides Jacoski, a vice-reitora e pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, o pró-reitor de Administração, professor José Alexandre De Toni, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-graduação, professora Andrea de Almeida Leite Marocco, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Marcio da Paixão Rodrigues. A eleição para a escolha dos novos dirigentes ocorreu em setembro de 2019 e teve quase 87% de aprovação, em um processo que contou com a participação de professores, funcionários e estudantes.

FINALIDADES

Para os próximos quatro anos, o reitor da Unochapecó afirma que o objetivo é colocar a Universidade cada vez mais em um patamar de qualidade e de resultados para a região. Para isso, neste período, serão desenvolvidos dois grandes projetos que ele considera os carros chefes da gestão: a reestruturação acadêmica e o relacionamento mais próximo com o ensino básico. "Apesar de continuarmos no cargo, a expectativa é muito grande, porque é um novo momento. O sentimento de estar à frente novamente da Universidade é de responsabilidade e alegria. Não tem como não ficar feliz em fazer o que se gosta e olhar pra trás e ver uma caminhada belíssima que a gente fez, com muitas entregas", comenta.

São mais de 36 mil profissionais já formados na Unochapecó. Um dos diferenciais que faz os estudantes optarem pela Universidade é sua característica de vanguarda, ou seja, de estar sempre à frente. E, segundo a vice-reitora e pró-reitora de Graduação, é justamente por isso que a gestão vai trabalhar nos próximos anos em um projeto acadêmico inovador. "O modelo que temos é tradicional, instituído há muitos anos, e precisamos nos adequar, pois os alunos mudaram, a forma de ensino mudou. Sabemos dos desafios, entendo que essa reeleição foi devido aos resultados que obtivemos na primeira gestão, que para a Universidade foram muito bons", acrescenta.

O sentimento de responsabilidade é o mesmo para todos os reeleitos. Assim definiu o pró-reitor de Administração, professor José Alexandre De Toni. "Temos desafios ainda maiores do que na gestão anterior, o cenário no ensino superior mudou totalmente nos últimos anos. Chapecó é uma cidade que atrai muitos investidores, tem muitas instituições instaladas aqui e muitas de olho, o que não deixa de ser bom pra todo mundo, porque não gera acomodação".

Já o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento lembra o quanto a Unochapecó é importante na vida de muitas pessoas e o quanto já fez no passado, faz no presente e fará no futuro. "Ela muda a vida das pessoas e está mudando toda a região. Precisamos de uma convergência da comunidade acadêmica em torno dos objetivos que a Uno tem que perseguir ao longo dos anos. Isso é fundamental para alcançar o sucesso, todos caminhando com foco nos mesmos objetivos para conseguirmos superar os desafios", ressalta.

Da gestão anterior, o único nome novo entre os dirigentes é a da pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-graduação, professora Andrea de Almeida Leite Marocco. Ela afirma que inicia a gestão cheia de sonhos e planos. "Estamos em tempos de mudanças, por isso, o principal desafio da Pró-reitoria é adequar-se a esse novo mundo e promover inserções que continuem contribuindo com o desenvolvimento da região", finaliza.