Programa Lixo Zero de Chapecó inspira outros municípios

Por: LÊ NOTÍCIAS
18/02/2020 09:34
chapecó região

Prefeitura de Chapecó Prefeito Luciano Buligon apresentou sobre a experiência de Chapecó no seminário "Lages em busca do Lixo Zero"

A experiência de Chapecó com o Programa Lixo Zero, que completou um ano no dia 12 de fevereiro, foi apresentada nesta segunda-feira (17), em Lages (SC), pelo prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e pela coordenadora do Programa, Vanusa Maggioni Cella. O Seminário “Lages em busca do Lixo Zero” foi promovido pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e aconteceu no auditório do Instituto Órion.

Participaram servidores públicos, representantes de entidades, órgãos e instituições, profissionais da área ambiental e prefeitos da Associação de Municípios da Região Serrana (AMURES).

O objetivo do evento foi iniciar um movimento de mudança na cidade, a partir de reflexões e conhecimentos sobre o conceito e princípios Lixo Zero, a experiência de Chapecó e a explanação do diagnóstico dos resíduos sólidos de Lages.

EXPERIÊNCIA DE CHAPECÓ

O prefeito contou que Chapecó viu que era necessário enfrentar o desafio de um problema que é global: o lixo. Primeiro, de reduzir a produção e a destinação dos resíduos para aterros sanitários. Segundo, mudar hábitos e atitudes com a separação e destinação adequadas. E, terceiro, fazer com os que recicláveis chegassem com melhor qualidade às quinze associações de catadores. Já foram 12 meses de trabalho, envolvimento coletivo, novos investimentos e centenas de ações de conscientização e provocação da sociedade.

Já no lançamento do Programa, Chapecó conduzir a cidade para um processo de transformação do lixo ao mínimo possível em 10 anos, e a própria Prefeitura se comprometeu de transformar seus colaboradores em cidadãos propulsores da metodologia, a começar pelos prédios da Administração Pública. Por exemplo, todo o resíduo orgânico produzido na Sede, onde fica o Gabinete do Prefeito, são compostados no pátio, num Espaço Pedagógico de Compostagem.

Pela cidade, o Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS), criado após a implantação do Programa, acompanha de perto as atividades Lixo Zero em Chapecó. “A responsabilidade desse trabalho é de todos. Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó, as pessoas estão participando, e nós estamos mostrando os caminhos”, explicou o prefeito Buligon.

RESULTADOS

Buligon afirmou que precisamos avançar muito ainda, mas que os resultados alcançados em um ano de Programa devem ser valorizados. Milhares de chapecoenses abraçaram a causa, cooperaram, compreenderam o valor que os resíduos têm e passaram a pensar e agir praticando os 5 Rs da Sustentabilidade (Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar). Toda e qualquer ação Lixo Zero, em casa, no escritório, na empresa, na escola, na Universidade contribuiu para esses números:

“Os resultados mostram que as pessoas entenderam que o Programa Lixo Zero Chapecó é uma política da cidade, e não de um governo”, finalizou o prefeito Luciano Buligon.