Prefeito Lírio Dagort decreta uso obrigatório de máscara em vias públicas de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/05/2020 13:28
Coronavírus Lírio Dagort Prefeitura de Xaxim Xaxim

Prefeitura de Xaxim Na manhã deste sábado (09), na avenida Plínio Arlindo de Nês, houve distribuição de máscara e orientação aos xaxinenses

O prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, assinou na tarde de sexta-feira (08) decreto nº 0263/2020 que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção facial por todos os indivíduos que transitarem em via pública ou que adentrarem a quaisquer estabelecimentos públicos ou privados. A medida adotada pelo prefeito também foi discutida e aprovada pela Comissão de Resposta ao Coronavírus de Xaxim nesta semana em uma web conferência.

O secretário da Saúde, Isac Casagrande, lembra que a situação no município no momento está controlada graças ao esforço de cada xaxinense e das ações do governo, mas com a chegada do frio todos, precisam reforçar a prevenção. “Este decreto é de fundamental importância para a manutenção da situação de controle em Xaxim. Então para evitar novos casos precisamos usar máscaras em todos os locais e intensificarmos ações de prevenção”, disse o secretário.

O prefeito Lírio Dagort ressaltou que, com a chegada do inverno, a situação de saúde pública na região pode se agravar, como já está acontecendo em alguns municípios. “Estamos em um momento crítico de saúde pública e agora precisamos reforçar os cuidados em relação a proliferação do coronavírus. Pedimos que evitem de visitar outros municípios que estão com índices de infecções muito alto como Chapecó e Concórdia, que façam suas compras no município, que usem máscaras em todos os locais públicos e que atentem a todas as demais orientações de prevenção”, disse o prefeito.

A Prefeitura de Xaxim já produziu cerca de 5.000 máscaras que já estão sendo doadas nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Santa Terezinha e Chagas, Assistência Social e Secretaria da Saúde.

Fiscalização

O decreto já está em vigor e a fiscalização ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária e Epidemiológica. O decreto tem caráter de orientação e prevenção, mas sanções futuras não são descartadas. A Secretaria da Saúde de Xaxim realizou na manhã deste sábado (09), na avenida Plínio Arlindo de Nês, uma blitz educativa com distribuição de máscaras e orientações em relação ao novo decreto sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em vias públicas. O secretário da Saúde informou que foram distribuídas 800 máscaras na manhã de sábado.

“É uma ação de conscientização, estamos orientando as pessoas, falando sobre o novo decreto e da importância de reforçar a prevenção, especialmente neste momento de temperaturas mais baixas. Além desta ação, o município já distribui 2.000 máscaras para os servidores públicos e fabricou outras 5.000 que estão sendo entregues para a população mais carente”, destacou.