Ciclone extratropical de 110 km/h causa estragos e queda de energia no Oeste de SC

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/06/2020 15:58 - Atualizado em 30/06/2020 16:29
Ciclone Extratropical Vendaval Xaxim

Axe Schettini/Lê Notícias Ventania derrubou árvore de grande porte da Praça Frei Bruno na avenida Plínio Arlindo De Nês, em Xaxim

Uma intensa chuva seguida de fortes ventos atingiu a região por volta das 12h desta terça-feira (30). Houve inúmeros destelhamentos, quedas de árvores e pontos de alagamento.

No temporal, de acordo com a Iguaçu Energia, cabos foram atingidos, derrubando a rede elétrica de milhares de pessoas por volta das 12h45, sendo que o sistema só foi restabelecido às 15h30, mesmo com registro de seguidas quedas.

Em comunicado, a Celesc informou que, em virtude do mau tempo provocado por um ciclone extratropical com rajadas de vento de até 110 km/h, por volta das 15h30, mais de 600 mil unidades consumidoras (UCs) do Oeste de SC estavam com o fornecimento de energia elétrica interrompido na área de concessão da empresa.

O ciclone, que é composto por uma área de baixa pressão, começou a se formar no norte da Argentina e está se deslocando em direção ao leste. A área de baixa pressão está cruzando os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e deve ganhar forma de ciclone sobre o oceano, no litoral gaúcho.

A Defesa Civil de Xaxim realiza levantamento e já registrou mais de 100 destelhamentos em todos os bairros da cidade, sendo que os mais atingidos foram Chagas e Santa Terezinha. Localidades do interior também foram afetadas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros distribuem lonas e trabalham nos locais atingidos.