Close Menu

Busque por Palavra Chave

Artigo | Por que a Reforma Tributária é importante para o Brasil?

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/02/2021 09:17
Tamanho da fonte: A A

*Por Celso Maldaner

A reforma tributária é imprescindível para corrigir o atual sistema que é falho e injusto na arrecadação de impostos, para tirar o Brasil desse emaranhado de tributos sobre o consumo, guerra fiscal entre os entes federados e tributação sobre a renda profundamente regressiva.

É preciso simplificar, desburocratizar e dar mais transparência para que o cidadão saiba quanto paga de tributos. Hoje a pessoa compra um produto e não sabe quanto de imposto está pagando. Temos que saber isso de forma simples.

O Brasil é um dos líderes em arrecadação de impostos e a maior injustiça está na tributação excessiva do consumo, fazendo com que os mais desprovidos paguem mais impostos.

Contudo, além da alta carga tributária que o país enfrenta que afeta o consumo, os brasileiros também sofrem com o excesso de burocracia e falta de transparência na arrecadação desses impostos, o que gera certa insegurança jurídica e falta de credibilidade para novos investidores.

Precisamos de uma reforma tributária com regras mais claras para que dessa forma, possamos ter segurança jurídica necessária e um sistema tributário racional que traga estímulos para empresários e que estes possam contribuir com a geração de emprego e renda, com segurança jurídica para o capital privado no país estimular o seu crescimento econômico.

Precisamos nos alinhar com os modelos de tributação existentes no resto do mundo desenvolvido, simplificando, desburocratizando e tornando a lei mais eficiente.

Estamos trabalhando em busca de uma melhor proposta, pois não queremos aumentar tributos, mas sim tornar o país mais competitivo e menos burocrático, gerador de emprego e renda.

*Deputado federal por SC


Publicações Legais
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Governo do Estado - Juntos somos mais fortes
Rech

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro