Close Menu

Busque por Palavra Chave

Força Presidente Getúlio; Só entende a Covid-19 quem perdeu; Adriano Silva diplomado; Ruptura no igual; Rodrigo Coelho novamente; Julio Garcia 2022

Por: Marcos Schettini
18/12/2020 09:43 - Atualizado em 18/12/2020 11:13
Tamanho da fonte: A A
Daniel Conzi/Agência AL

Um quadro com a força da mão política

Ontem pela manhã Júlio Garcia expôs o que todos já sabiam. O presidente da Alesc é o que demonstra a posição que ocupa, nem a mais, nem a menos. Joga com a força daquela Cadeira porque ali, representando pelos demais 39, lê nesta cartilha. Respondeu às perguntas e faz o balanço de suas atitudes como Legislativo, Poder paralelo que apareceu dentro do esquecimento visto em 2019, aprofundado em 2020. O cenário de guerra, terminou em paz porque a política tem rosto e atitude. O produto final foi o que aplicou-se na força do Parlamento. As rusgas terminaram e elevou-se o diálogo. Fora a perseguição vivida por ambos, seja na cassação do inquilino da Casa d’Agronômica ou das acusações sem provas da Alcatraz, o que fica é o braço poderoso da Alesc. O desempenho do deputado do PSD não pode parar em 2022. Líder político com desenvoltura não tem o direito de findar sua vida pública. Já basta Jorge Bornhausen ter feito isso antes do tempo.


DESTRUIÇÃO

A comunidade de Presidente Getúlio parece com a destruição do tsunami ocorrido na Indonésia em 2004. Prefeito Nelson Virtuoso terá um final de ano de macacão, pá e suor para colocar o município no eixo.


ZERADO

Nelson Virtuoso estava com a cidade completamente ilhada. Não tinha luz, as reservas de água quase comprometida, sem internet e o caos batendo à porta. O Estado, através do governador Carlos Moisés, respondeu de imediato. O bombeiro aprendeu na dor.


FULMINANTE

As perdas de vidas em Presidente Getúlio mostram o tamanho da varredura. A solidariedade geral de quadros e atenção plena de Dário Berger, Esperidião Amin e Jorginho Mello foi imediata. Já mobilizam Brasília e Carlos Moisés o Estado.


POLITICAGEM

Atacar Carlos Moisés agora é perda de tempo. Quando havia momento para sua derrubada não ocorreu, agora é construir a muitas mãos. O governador deve ignorar e seguir em frente. Fênix no coração do inferno, sobreviveu. Agora é fazer o melhor.


MENSAGEM

Gigante Buligon lamenta o número de mortes de chapecoenses e catarinenses nesta doença levada em brincadeira pelos patéticos ideológicos que não perderam ninguém em suas famílias. Por isso, rindo, não usam máscaras ou seguem protocolos.


SENTIMENTO

Entregando o governo no final do ano, Gigante vai seguir confiante em seus princípios ao lado da não menos guerreira Lúcia, sua outra fonte de força. Com os olhos notadamente molhados, viu no rosto de quem perdeu amados, a dor que marcou suas vidas.


GUERREIRO

Vinicius Lummertz tornou-se porta-voz oficial da relação com os prefeitos de SC que buscam a vacina para imunização de seus cidadãos. Caprichoso e atencioso com todos, colocou SC no debate nacional de responsabilidade. Ignorando a indiferença em Brasília.


LARANJA

Adriano Silva dando tapinha nas costas de parceiros que estenderam as mãos à sua milionária campanha eleitoral. Em Joinville, vai fazer um excelente trabalho patinando no mesmo terreno que Udo. O que mudou foi dentro da célula.


IGUAL

Adeptos ao Adriano não admitem afirmar que ele não foi a mudança. Não poderia ser porque, embora muito gente boa e bem-intencionado, é da célula do prefeito Udo Döhler. O mesmo DNA que lhe deu dois mandatos, manteve o terceiro.


RUPTURA

Darci de Matos foi a radicalização de rota expressa no segundo turno. Como também Tania Eberhardt e Ivandro de Souza, ambos com propostas de direcionamentos. Adriano Silva navega no Rio Mathias na mesma canoa ao lado de Udo, inclusive dividindo o saquinho de Elma Chips no trajeto.


DESAPEGADO

Darci de Matos não voltou para a Câmara e decidiu dar atenção à família por se ausentar em favor de Joinville durante a campanha. Gesto que merece uma atenção. É a primeira vez que um parlamentar que cede sua cadeira ao suplente, que não toma de volta após o pleito.


Agora prefeito diplomado, Adriano da Catarinense usa a técnica sobre a esfera política para afirmar-se longe da política. Bobagem porque este tubo de ensaio não funciona em lugar nenhum. Onde não há desenho político, não há resultado. É mais demagogia que inteligência.


EXEMPLO

Se está técnica de escolher por meritocracia fosse eficiente, Romeu Zema teria pintado MG de laranja, embora foi o PSL mineiro quem tinha a melhor aquarela. Não elegeu ninguém por lá e tem índices abaixo da média em avaliação. Se der certo, é exceção entre certeza.


QUADRO

Campeão em avaliação, Rodrigo Coelho carimbou mais uma medalha de ouro na Câmara. O deputado fez outro gol olímpico entre lobos com moradia permanente naquela Casa. A posição de 14° entre 513, põe sua liderança no patamar do inquestionável.


POLÍTICO

O prefeito diplomado de Joinville não se diz político. É exatamente o contrário de Rodrigo Coelho. O deputado federal é atuante e nada lhe desabona. Técnico é para futebol. E, muitas vezes, um desastre. O JEC que o diga. Adriano da Catarinense pode assumir o time levando-o à elite do futebol. Com dinheiro é fácil.


GUERREIRA

Geovania de Sá tranquila na questão da presidência do PSDB. O trabalho que faz na sigla, diz por si. A iniciativa de derrubar sua liderança do controle do partido, já é visto como baixaria machista e arrogante. Vão ter que fazer muito jogo sujo para tropeçar sua beleza tucana.


SUOR

Ana Paula da Silva colocando toda sua equipe para trabalhar sem trégua. Naquela semana de festas, param para cortar o peru, estourar a champanha e já retornam às atividades. A jornalista Valquíria Guimarães jogou a deputada na mídia estadual. O gabinete explode em movimentação.


ELE

Rodrigo Minotto deverá assumir a presidência do PDT em 2021. O deputado estadual ganha força e apoio de Ana Paula da Silva para assumir o projeto. Manoel Dias deverá manter sua posição de honra, mas os trabalhistas querem chegar em 2022 na linha de frente dos debates.


GARANTIDOS

Eduardo Freccia em Palhoça e Orvino Coelho de Ávila em São José, já diplomados, partem para o jogo real que começa em 1° de janeiro, Dia Mundial da Paz que sabe-se, dia 2, já é de guerra. Não existe amorzinho na arena política.



Criciúma 2024
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro