Close Menu

Busque por Palavra Chave

PREVENÇÃO A DESASTRES

Merisio e Buligon destacam importância do Radar Meteorológico do Oeste

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/05/2017 16:12 - Atualizado em 08/05/2017 16:13
Visita de Buligon e Merisio confirmou importância regional do Radar (Foto: Andréia Oliveira) Visita de Buligon e Merisio confirmou importância regional do Radar (Foto: Andréia Oliveira)

O deputado estadual Gelson Merisio (PSD) e o prefeito de Chapecó Luciano Buligon (PSB) foram conferir de perto, na manhã do último sábado (06), os trabalhos da reta final da obra do Radar do Oeste, que garantirá a proteção dos 138 municípios da região Oeste, em um raio de cobertura de 200 quilômetros. A nova estrutura vai permitir a emissão de alertas antes da ocorrência de desastres naturais, ajudando a população a evacuar áreas de risco.

“É uma obra que reforça a rede de segurança que Santa Catarina está montando. Nosso Estado será o primeiro do país a ter cobertura de radares em 100% dos seus municípios. Um investimento que não é tão grande em valor, mas que é imenso no seu potencial de salvar vidas”, destacou o deputado Merisio. Os equipamentos que serão instalados vieram da Alemanha e ajudarão nessa prevenção em conjunto com o radar de Lontras e o radar do Sul, estrutura móvel que ficará em Araranguá e está sendo construída nos Estados Unidos.

O radar instalado em Chapecó, no Loteamento Desbravador, irá garantir a cobertura de 42% do território catarinense para alerta de eventos climáticos. O investimento do Governo do Estado é de R$ 2,3 milhões na estrutura da obra e R$ 10 milhões nos equipamentos. O Radar do Oeste impressiona também pela velocidade com que está sendo construído. O período total da obra soma cerca de seis meses, enquanto o radar em Lontras levou mais de um ano. “Esse equipamento do Oeste vai ajudar o restante do Estado também. Fornecerá informações das frentes frias que vêm da Argentina, Paraguai e parte do Paraná, permitindo que nossa cidade se prepare com antecedência e alertando os outros municípios”, explicou o prefeito Buligon.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro